ensino

Volta às aulas: e se a AIESEC fosse uma escola?

  |  Postado por: AIESECo do Blog 3 de fevereiro de 2017

Se você já acompanha a AIESEC, provavelmente sabe que um dos nossos principais objetivos é oferecer experiências práticas em ambientes desafiadores pra galera. Esse propósito tem tudo a ver com ensino, né? Seja através do empreendedorismo ou de intercâmbios, te ajudamos a aprender um montaaão de coisa. Pensa então se a AIESEC fosse uma instituição de ensino real? Como seria? Vem imaginar com a gente:

1- Ambiente interativo e próprio para discussões

Grandes salas cheias de pufes, banquinhos e almofadas no chão. Redes, paredes para se escrever com giz e mais um tanto de coisa que deixasse os espaços confortáveis e divertidos.

Esses seriam os locais de aprendizado da Escola AIESEC. Os conteúdos seriam super práticos e os alunos seriam colocados para resolver problemas reais e que desenvolvessem suas habilidades. Conversar com os colegas seria quase que obrigatório, pois assim seria desenvolvido o trabalho em equipe desde cedo e a capacidade de articulação.

2- Colegas de toda parte do mundo

Imagina conviver com um tantão de gente de culturas diferentes? Seria assim na nossa instituição de ensino. Respeito a outras culturas seria obrigatório. O conhecimento facilita as coisas, logo, seria mais simples de entender o que acontece em outros países que ainda parece esquisito pra você. A “Mostra cultural” da escola seria todo dia.

3- A matéria de língua estrangeira passaria do verbo “to be”

A aula de línguas estrangeiras não existiria, já que a conversação e o contato com os vários idiomas seria diário. Expressões cotidianas seriam mais simples de aprender e os próprios alunos tirariam suas dúvidas uns com os outros.

4- Comida DIVERSIFICADA <3

Imagina o tanto de comidinhas diferentes que você teria à disposição?

Massas, carnes, sobremesas, bebidas… hmmmmm, cada dia a comida de um país diferente. Igual aqueles hambúrgueres em época de copa do mundo que cada dia da semana é “sabor país X”, sabe?

5- Ensino colaborativo

O professor na AIESEC viria mais como um mentor do que uma figura que centraliza o conhecimento. Os conteúdos seriam construídos de forma conjunta e a avaliação não seria padronizada. Cada aluno seria avaliado de acordo com competências diferentes. Seria meu sonho?

6- Excursões

Imagina como seriam as excursões dessa escola? Elas não seriam nada comuns. Os destinos seriam em países diferentes, dependendo da época um país vizinho ou quem sabe nas férias um lugar mais longe…

Curtiu esta utopia? Enquanto ela ainda não acontece que tal começar aprendendo e se desenvolvendo a partir de uma experiência de intercâmbio profissional ou social?

Veja mais no nosso SITE.

Leia também:

10 curiosidades sobre a Costa Rica
A realidade da mulher na Índia e como podemos mudar isso através do intercâmbio
Intercâmbio: Por que escolher a AIESEC?
Categoria: AIESEC, Cidadão Global, Empreendedorismo, Intercâmbio, Jovens Talentos, Liderança, Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.