Você realmente se importa com o mundo que vive?

Você reciclaria se você não soubesse que deveria? Você usaria calças se você não soubesse que deveria? Claro que não, por que, como você saberia? O mesmo vale para contribuir para o bem-estar do nosso planeta. Como você deve saber para fazer alguma coisa, se você nem sabe o que está errado?

 

A maioria de nós tem suas vidas planejadas de uma certa maneira, temos ambições e sonhos que queremos cumprir. Você já planejou ajudar outras pessoas? Para se certificar de que o ambiente é seguro? Não é algo que a maioria de nós é ensinado. É algo que temos que fazer nós mesmos.

 

Nosso mundo não está em um ótimo lugar no momento. Olhe para a primeira página de qualquer jornal, e provavelmente haverá algum tipo de história negativa lá. Mas por que você se importa, certo? Claro, você sente pena dessas crianças pobres em países do terceiro mundo e também das  pobres baleias no oceano. Mas não há nada que você possa realmente fazer, certo? Bem, errado.

 

O primeiro passo para contribuir para o bem-estar da nossa sociedade é educar-se. Tome meia hora todos os dias, leia sobre os problemas que estamos enfrentando atualmente, leia sobre onde as pessoas estão sofrendo e onde eles precisam de ajuda.

 

A AIESEC é uma organização onde acreditamos que a liderança é uma das soluções fundamentais para os problemas do mundo. Com um termo como a liderança sendo muito difícil de definir, a AIESEC fez algumas pesquisas e separou o conceito em 4 qualidades, que acreditamos fazer uma pessoa se tornar um ou uma grande líder. Uma dessas qualidades é ser um cidadão do mundo. Agora o que isso significa? Aproveitar uma viagem? Estar interessado em novas culturas? Tenho certeza de que se você já conversou com alguém sobre seus interesses, 80% das pessoas terá dito uma dessas coisas.

 

Todo mundo gosta de viajar. Mas o que te torna um verdadeiro cidadão do mundo é quando você está interessado no que está acontecendo em nosso mundo. Estes dias, a maioria das pessoas estão muito bem informadas sobre as questões que estão acontecendo em seus países. Com a mídia social, a informação está apenas a uma pesquisa do Google de distância. Mas nós não somos divididos por países para que todos nós possamos ser separados em nossas próprias bolhas. Todos nós vivemos no mesmo planeta e o bem-estar deve ser uma preocupação de todos. É por isso que é importante também educar-se sobre as situações em outros países do mundo.

 

Como Nelson Mandela disse, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

 

Mesmo que não esteja em seu plano de 5 anos para ajudar outras pessoas e fazer uma mudança positiva no mundo, é algo que vale a pena pensar para fazer um dia. Nas palavras de Robert Swan, “A maior ameaça a nosso planeta é a crença de que alguém o salvará”. O que você está fazendo sobre isso?

 

Encontre sua oportunidade em aiesec.org.br!

Wallace Gomes da Costa

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *