prot

Você realmente se importa com o mundo que vive?

  |  Postado por: AIESECo do Blog 14 de março de 2017

Você reciclaria se você não soubesse que deveria? Você usaria calças se você não soubesse que deveria? Claro que não, por que, como você saberia? O mesmo vale para contribuir para o bem-estar do nosso planeta. Como você deve saber para fazer alguma coisa, se você nem sabe o que está errado?

 

A maioria de nós tem suas vidas planejadas de uma certa maneira, temos ambições e sonhos que queremos cumprir. Você já planejou ajudar outras pessoas? Para se certificar de que o ambiente é seguro? Não é algo que a maioria de nós é ensinado. É algo que temos que fazer nós mesmos.

 

Nosso mundo não está em um ótimo lugar no momento. Olhe para a primeira página de qualquer jornal, e provavelmente haverá algum tipo de história negativa lá. Mas por que você se importa, certo? Claro, você sente pena dessas crianças pobres em países do terceiro mundo e também das  pobres baleias no oceano. Mas não há nada que você possa realmente fazer, certo? Bem, errado.

 

O primeiro passo para contribuir para o bem-estar da nossa sociedade é educar-se. Tome meia hora todos os dias, leia sobre os problemas que estamos enfrentando atualmente, leia sobre onde as pessoas estão sofrendo e onde eles precisam de ajuda.

 

A AIESEC é uma organização onde acreditamos que a liderança é uma das soluções fundamentais para os problemas do mundo. Com um termo como a liderança sendo muito difícil de definir, a AIESEC fez algumas pesquisas e separou o conceito em 4 qualidades, que acreditamos fazer uma pessoa se tornar um ou uma grande líder. Uma dessas qualidades é ser um cidadão do mundo. Agora o que isso significa? Aproveitar uma viagem? Estar interessado em novas culturas? Tenho certeza de que se você já conversou com alguém sobre seus interesses, 80% das pessoas terá dito uma dessas coisas.

 

Todo mundo gosta de viajar. Mas o que te torna um verdadeiro cidadão do mundo é quando você está interessado no que está acontecendo em nosso mundo. Estes dias, a maioria das pessoas estão muito bem informadas sobre as questões que estão acontecendo em seus países. Com a mídia social, a informação está apenas a uma pesquisa do Google de distância. Mas nós não somos divididos por países para que todos nós possamos ser separados em nossas próprias bolhas. Todos nós vivemos no mesmo planeta e o bem-estar deve ser uma preocupação de todos. É por isso que é importante também educar-se sobre as situações em outros países do mundo.

 

Como Nelson Mandela disse, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

 

Mesmo que não esteja em seu plano de 5 anos para ajudar outras pessoas e fazer uma mudança positiva no mundo, é algo que vale a pena pensar para fazer um dia. Nas palavras de Robert Swan, “A maior ameaça a nosso planeta é a crença de que alguém o salvará”. O que você está fazendo sobre isso?

 

Encontre sua oportunidade em aiesec.org.br!

Leia também:

Uma AIESEC no cerrado
Romênia: a verdade por trás dos vampiros e castelos
Prazer, Eslováquia!
Categoria: AIESEC, Cidadão Global, Liderança, Seu Impacto Não Termina Aqui, Sustentabilidade

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.