113-blog

Você conhece as metas globais da ONU?

  |  Postado por: AIESECo do Blog 15 de junho de 2016

A ONU realizou um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Sabemos  que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Ao total são  17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Os projetos da AIESEC são realizados em diferentes regiões do mundo, visam contribuir para atingir as metas de desenvolvimento sustentável da ONU e, portanto, para um mundo melhor! Confira abaixo as metas contempladas pelos principais projetos realizados por intercambistas brasileiros que viajam com a AIESEC:

 

 Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades:  Essa meta visa diminuir as taxas de mortalidade evitáveis e assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais.  Nos projetos da AIESEC procuramos trabalhar com ações que melhorem a vida dos cidadãos e que divulgue formas de viver melhor.

 

 

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos:  Essa meta busca garantir até 2030, que meninas e meninos frequentem o ensino básico, equitativo e de qualidade demonstrando resultados eficientes e relevantes sobre o aprendizado. Além disso, ampliar as oportunidades de acesso às faculdades para os cidadãos de todo mundo. Indo de encontro a essa meta, a AIESEC tem vários programas de aprendizado no exterior onde estimula os intercambistas a darem aulas e ensinar um pouco da cultura e da paz entre os povos para os alunos.

 

 

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas: A ONU e a AIESEC trabalham para acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte. Além disso, buscamos eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos. A AIESEC tem programas incríveis, principalmente na Índia que trabalham com a valorização e o empoderamento da mulher para poder transformar uma sociedade machista e patriarcal.

 

 

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos:  A meta 8 busca sustentar o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do produto interno bruto [PIB] nos países menos desenvolvidos. A meta é até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor. A AIESEC acredita que o trabalho voluntário é uma excelente forma de preparar futuros profissionais para o mercado de trabalho. Além de desenvolver uma habilidade, os intercambistas aprendem a trabalhar em grupo e lidar com as adversidades.

 

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles: A meta é que até 2030, progressivamente possamos alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional.  O objetivo é empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição econômica.

 

Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos:  Essa meta visa forçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países. Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais. A AIESEC trabalha com ações contra o consumismo e a conscientização de que cuidar do planeta é cuidar do futuro.

 

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis: Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares e promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos. A AIESEC luta constantemente pela paz e prega que em todos os seus projetos essa máxima seja difundida.


Para conhecer todas as metas globais da ONU, acesse o site. 

 

Leia também:

Guia ou inspiração: uma lista de blogs para quem quer ou vai para o intercâmbio
10 coisas que você aprende sobre você mesmo quando viaja sozinho
Conheça 10 pratos típicos ao redor do mundo
Categoria: AIESEC

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.