56

Talentos Globais possibilita “experiência grandiosa” para estudantes como Maiki – leia um relato de cinco meses na Índia

  |  Postado por: AIESECo do Blog 10 de junho de 2015

A AIESEC impacta a vida até de quem não é membro. Prova disso é o Maiki.

Maiki Willian Oliveira, estudante de Biologia da cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, nem chegou a ser membro da AIESEC, mas decidiu embarcar em um desafio que mudou sua vida.

Depois de ouvir os relatos de uma amiga que participou do Cidadão Global em um país africano, Maiki decidiu tentar escrever uma história parecida. Só que, ao invés de se inscrever no Cidadão Global, programa de intercâmbio voluntário da AIESEC, Maiki optou pelo Talentos Globais, que oferece trabalho remunerado em outro país. E deu certo.

O blog da AIESEC conversou com o Maiki que ainda está na ÍNDIA, país para o qual ele se candidatou. O que o Maiki nos contou não poderia ser mais empolgante – vai despertar o ímpeto de viajar em quem ainda não fez intercâmbio e vai matar de saudades aqueles que já voltaram para casa.

Confira!

- Por que você decidiu tentar o Talentos Globais?

Eu decidi tentar o Talentos Globais porque sempre gostei muito de viajar, conhecer gente nova, me aventurar e conhecer de perto novas culturas. Foi então que eu decidi entrar em contato com a AIESEC em Porto Alegre e pedi informações sobre os programas. Logo de início eu pensei em fazer o Cidadão Global, cheguei a fazer a entrevista no escritório da AIESEC, mas como eu estava procurando um intercâmbio de longa duração, eu acabei tentando o Talentos Globais, que tem um processo de seleção um pouco diferente. Depois de ser aprovado pelo escritório da AIESEC de Porto Alegre, comecei a me aplicar pras vagas e logo fui selecionado por uma empresa aqui na Índia.

- Quando você viajou para a Índia e por quanto tempo fica por aí?

Eu cheguei no dia 2 de janeiro de 2015 e fico aqui até dezembro de 2015.

- Como tem sido a experiência até agora? Onde você trabalha, como é a jornada, o que você faz…

Minha experiência tem sido INCRÍVEL! A Índia é um país maravilhoso, com uma cultura riquíssima e muito diferente do Brasil. Eu já tive a oportunidade de viajar bastante, conheci lugares encantadores, pessoas muito queridas e sábias e vivi momentos inesquecíveis! 

Eu estou morando em Hyderabad, uma cidade que fica no sul da Índia. Trabalho num instituto de línguas estrangeiras como professor de português e espanhol e também como tradutor numa empresa de Tecnologia da Informação, que desenvolve softwares pra sistemas de bancos.

Eu trabalho em média 6 horas por dia e tenho os fins de semana livres pra passear e fazer o que eu gosto! 

Trabalhar aqui na Índia, ter um chefe indiano e ter contato com os nativos é magnífico. Cresci muito profissionalmente e pessoalmente durante esses 5 meses que eu estou aqui. 

- Quando não está trabalhando, como é sua rotina?

Quando eu não estou trabalhando eu procuro sempre sair pela cidade pra conhecer lugares novos e absorver tudo o que eu puder sobre a cultura e os hábitos dos indianos aqui de Hyderabad. Já conheço todos os pontos turísticos da cidade, que são muitos, mas gosto muito de caminhar nas orlas dos lagos e sentar pra descansar e relaxar nos parques. Sempre estou acompanhado por um amigo, já que moro com muita gente diferente e isso é muito bacana.

 - Está gostando? O intercâmbio está atendendo suas expectativas?

Eu ainda tenho 6 meses pra ficar aqui e já estou com saudade. Isso parece loucura, mas é verdade. Meus amigos e a minha família sempre me perguntam quando eu vou voltar, tenho muita saudade deles, é claro, mas o Talentos Globais é uma experiência tão grandiosa que sempre deixa a gente com vontade de mais e mais

Eu até já entrei em contato com os meus managers no Brasil pra começar a procurar uma nova vaga pra quando eu voltar pro Brasil, matar a saudade rapidinho e embarcar numa nova aventura, num novo país em busca de novos conhecimentos e crescimento.

Se você, assim como nós, ficou inquieto na cadeira enquanto lia o relato do Maiki e quer aproveitar o tempo de universidade para fazer um intercâmbio como esse, aproveite a empolgação e clique aqui para saber mais sobre o Talentos Globais.

Mais algum leitor do blog tem uma experiência bacana com este programa e deseja compartilhar com os fãs da nossa página?

Leia mais no blog da AIESEC:

- O relato de Julia: 13 meses de aprendizado no México

- A importância de Analus, Germanos, Guilhermes, Suellens e Vicos

- Talentos Globais – o que te move?

Leia também:

Como é a experiência de morar em Gana?
O impacto de 45 gerações
A AIESEC e a liderança em cada um de nós
Categoria: AIESEC, Intercâmbio, Talentos Globais

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.