Solidariedade: 5 ações simples para ajudar o próximo

Um dos principais valores que pregamos aqui na AIESEC é a transformação, propondo aos jovens desafios que promovam o desenvolvimento pessoal e que também contribuam para melhorias no mundo. A solidariedade é um exercício que se relaciona bastante com isso. Então, separamos  algumas dicas com maneiras simples de ajudar o próximo. Se interessou? Confira:

1) Doe

Esse ato ajuda muitas pessoas e quase não vai pedir do seu tempo e dinheiro. É possível fazer doações em várias categorias. Por exemplo, se você tem um cabelão enorme e tá afim de mudar o visual, que tal doar a cabeleira para uma instituição de câncer? Alguém por aí vai ficar bem feliz de arrasar com a “peruquinha” do seu cabelo, que aparentemente não ia servir pra nada depois do corte. Você pode doar também aquele tanto de roupa, sapato e até brinquedos que estão lá parados no seu armário ocupando um tanto de espaço. Sua mãe agradece! Outra opção de doação é a de sangue. Confira o protocolo e veja se você está apto a ser um doador.

2) Adote um animalzinho

Ajudar o próximo, pode significar contribuir para o bem-estar não só dos seres humanos, mas dos animais também. Está querendo um bichinho? Procure primeiro num abrigo!

São tantos os “catioros” e os “gatíneos” para adoção disponíveis por aí esperando pelo seu amor. Você pode estar salvando eles de maus tratos, fome, frio e outras coisas ruins. Tenha certeza que essa é uma boa ação pra você também.

3) Visite creches, hospitais ou asilos

Crianças em situação de pobreza, pessoas doentes e velhinhos em asilos costumam ser bastante carentes. Muitas vezes é uma felicidade pra eles receber pessoas diferentes para apoiá-los e dar carinho. Entre em contato com as instituições e saiba o que é possível fazer. Quem sabe não é legal reunir uns amigos e organizar uma atração bem legal para o pessoal que tá precisando?

4) Cuide do ambiente a sua volta

Essa dica é muito simples e dá pra colocar em prática em qualquer lugar. Basta ser cuidadoso e zelar pelo ambiente a sua volta para que ele esteja agradável para a próxima pessoa que frequentá-lo. Fez um piquenique no parque? Recolha o lixo. Foi ao shopping fazer um lanche? Recolha sua bandeja. São coisinhas simples mas que podem facilitar bastante a vida para algumas pessoas

5) Faça trabalhos voluntários

A maioria das pessoas não se disponibiliza para fazer trabalhos voluntários muitas vezes por causa da correria do dia a dia. Porém, tem uma solução para esse problema. Algumas instituições oferecem “vagas” para funções que podem ser realizadas num intervalo de tempo maior, tipo semanalmente ou mensalmente. Se organizando direitinho, rola de fazer, pense bem.

Na AIESEC damos a oportunidade de você exercer sua solidariedade através de trabalhos voluntários em outros países. Se interessa por fazer um intercâmbio nesse estilo? Clique AQUI e saiba mais.

Durval Rodrigues praticando solidariedade no Projeto Discover

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *