intercambioromenia

Romênia: a verdade por trás dos vampiros e castelos

  |  Postado por: AIESECo do Blog 10 de novembro de 2016
A Romênia é um país do Leste Europeu que provavelmente você já ouviu falar por causa da história do Conde Drácula ou talvez, caso você seja muito fã de Harry Potter, se lembre que um dos irmãos do Rony estudava dragões por lá. Também conhecido como România, um dos países de menor custo de vida da Europa, lembra um cenário de filme medieval com rios, lagos, cidadezinhas antigas e castelos.

Pegando esse gancho, separamos pra você um pouco da história e de curiosidades sobre lugares que valem a pena conhecer por lá durante o tempo livre de intercâmbio.

Castelo de Bran

Se você pensou que o Castelo de Bran foi lar de Vlad III, o monarca sanguinário que dizem ter sido o “verdadeiro” Conde Drácula, está enganado. Acontece que a construção apenas inspirou a descrição do refúgio do personagem no romance de Bram Stoker. Na vida real, o Castelo de Bran é uma construção que não tem nada de assustadora e Vlad III nunca morou lá. Ele surgiu como uma fortaleza militar, mas já foi casa de alguns reis e rainhas, foi posto de coleta de impostos e museu também. Atualmente, é aberto aos turistas e considerado um dos lugares mais visitados da Romênia. O castelo tem até passagem secreta e é um dos imóveis mais caros do mundo!

Castelo de Poenari

É desses muito empolgado em conhecer pontos turísticos? Então você terá ânimo o suficiente para subir cerca de 1.400 degraus (tem até um banquinho para descansar no meio do caminho) para visitar o Castelo de Poenari, antiga fortaleza que foi realmente habitada pelo Vlad III. Essa “lonjura” toda, é justificada pela estratégia militar do príncipe que precisava de um ponto de difícil acesso pelos inimigos.

E qual é a dos vampiros?

Na cultura romena, não tem nada de Conde Drácula. A crença foi incorporada, assim como no restante do mundo, apenas após o romance de Bram Stoker. Apesar disso, existe um mito sobre vampiros na região.  Em algumas vilas, acredita-se que existam os “strigois”, filhos de pais pecadores que depois de mortos voltavam para  assombrar suas famílias.

Castelo de Peles

É considerado um dos palácios mais bonitos do planeta e fica em Sinaia, uma simpática cidade romena. Apesar de não estar relacionado a nenhuma história de vampiros, vale muito a pena conhecer e ficar impressionado com a beleza do local que foi usado como “casa” de verão pela família real da Romênia.

Querendo descobrir ainda mais sobre esses castelos e outros locais incríveis da Romênia?

Faça um intercâmbio social pra lá! Clique AQUI.

Leia também:

5 motivos para conhecer a Polônia
Você já conhece o Live Perú?
Tô pobre e quero viajar. Como faz?
Categoria: AIESEC, Cidadão Global, Intercâmbio

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.