Uma semana em cada país – Polônia

O país da vez da série “Uma semana em cada país” é a Polônia. A Polônia é um país que embora esteja localizada na Europa Central, por razões políticas, sociais, históricas e culturais é considera parte do Leste Europeu.  As principais cidades polonesas são Varsóvia (a capital), Cracóvia, Gdansk, Lódz, Katowice, Poznan, Szczecin e Wroclaw. Apesar de ser um país multiétnico, mais de 95% da população é de etnia polonesa. Os outros grupos são alemães, russos, ucranianos e bielorrussos.

Pensando em homenagear esse país sensacional listamos 6 curiosidades que você vai encontrar enquanto estiver por lá

1-       Viva as batatas

Batata para o povo polonês é como feijão com arroz para o brasileiro, não pode faltar nas refeições diárias. Além disso, a culinária do país é muito rica em temperos e variedade de alimentos. Os mais tradicionais são o pierogi (massa cozida com recheio que pode ser doce ou salgado), bigos (repolho cozido com carne e linguiça), sopas variadas e bistecas de porco empanadas.

2-      Páscoa é tão importante quanto Natal

A vasta maioria dos poloneses é cristã, principalmente católica romana. Por isso, a celebração da Páscoa é muito importante. O comércio fecha, as famílias se reúnem e as ruas ficam vazias. Não seria exagero dizer que o país para durante o período. É comum a prática de pintar os ovos de Páscoa. Os poloneses os levam para serem abençoados na igreja e, no domingo de Páscoa, presenteiam as pessoas queridas com esses ovos.

3-      País dos Lagos

A Polônia é um dos países com maior número de lagos do continente europeu. Ao todo, são 9.300 lagos.

4-      País das cervejas

Existem mais de 80 marcas de cerveja no país. E os poloneses não se importam de beber cerveja (ou suco e refrigerantes) que não estejam gelados (mesmo no verão de mais de 30ºC). No inverno é comum beber cerveja quente com suco.

5-      Maior Cristo Redentor

A maior estátua de Jesus Cristo do mundo está na cidade polonesa de Swibodzin.  O monumento supera os 52 metros de altura, mais que os 38 do nosso Cristo Redentor. A estátua mede 33 metros, que correspondem aos 33 anos que Cristo viveu. A eles se somam três metros da coroa, outro número simbólico, já que representam os anos que Jesus dedicou a pregar; e 16,5 metros de pedestal, que serve de apoio para o monumento que tem 52,5 metros.

6-      Personalidades famosas

Os três poloneses mais famosos no mundo são o músico Frederic Chopin, o astrônomo Nicolau Copérnico e o papa João Paulo II.

 

Achou bacana? Lembrando que se você quiser conhecer mais da Polônia visite nosso Facebook. Durante toda essa semana postamos informações e curiosidades sobre esse país fantástico.

Se você ficou animado com a oportunidade, acesse o site e conheça mais sobre o programa Cidadão Global.  Até o nosso próximo destino.

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *