WhatsApp Image 2017-08-24 at 10.48.11 (1)

Planejando o intercâmbio em dois meses: A história do Renan e da Bruna

  |  Postado por: AIESECo do Blog 4 de setembro de 2017

Você já pensou em planejar o seu intercâmbio dois meses antes de partir? Uma ideia assustadora para maioria das pessoas, mas esse planejamento imediato não significa desorganização e muito mesmo uma brecha para uma má experiência. O Renan e a Bruna podem desmistificar melhor para você que o intercâmbio não é um sonho distante.

Um ponto importante desse intercâmbio acontecer foi o destino escolhido, os dois são universitários e dão aula para complementar a renda, o salário não é alto e como não possuíam quase nada de dinheiro escolheram um país com um custo de vida baixo e também passagens mais acessíveis. Além disso, os benefícios do projeto escolhido fez toda a diferença, um projeto com 3 refeições inclusas faz seu gasto ser bem menor.

Eles se conectaram com o propósito do intercâmbio voluntário da AIESEC e em duas semanas após a primeira reunião já estavam certos que era o momento do intercâmbio acontecer. Contrato assinado e taxa paga, e agora? Em dois meses eles embarcariam em sua aventura conjunta no Peru, porém só tinham poucas economias. Com data marcada eles tiveram que se desafiar antes mesmo do seu voluntariado para conseguirem ir com tranquilidade para o intercâmbio. E eles conseguiram.

Curioso para saber como? Aqui vão alguns detalhes do que eles fizeram para conseguir esse dinheiro e te inspirar que com criatividade e engajamento o seu intercâmbio pode acontecer:

Venda de rifas

A clássica rifa foi o primeiro pensamento dos dois, aproveitaram que o dia das mães estava próximo e apostaram nessa ideia prática e de baixo custo. O que fez toda a diferença foi o engajamento de toda a família, amigos e até membros da AIESEC que compraram essa ideia juntos e saíram vendendo rifas pelas cidade. Ao todo venderam por volta de 500 rifas que ajudaram e muito.

Sebo online

Os dois desapegaram dos muitos livros que estavam servindo como decoração, aliás quem não tem livros que funcionam mais como acessório da casa? Com isso criaram uma página no facebook para divulgar livros  com preços acessíveis. “Vender os livros foi a parte mais difícil” afirma Renan, mas no final esse dinheiro reverteu numa experiência incrível.

Rodízio de pizza

Por quê não fazer um jantar para amigos e família para arrecadar dinheiro? Com a ajuda da mãe do Renan fizeram um rodízio de pizza com um preço fixo para todos convidados, uma troca justa entre as pessoas que confiaram neles.

Viram só como é possível? Deixe sua criatividade ativa e coloque em prática suas ideias, a AIESEC promove liderança jovem mas isso não significa que só deve acontecer nas datas do seu intercâmbio. A dedicação do casal fez  eles terem uma experiência incrível no Peru, mas deixo a fotos falarem por si que todo esforço valeu a pena.

 

Leia também:

Como uma experiência de intercâmbio muda a sua vida
Animais Fantásticos e Onde Habitam
O que o empreendedorismo do Egito pode te ensinar em um intercâmbio?
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.