pirocona

Como a páscoa é comemorada em outros países

  |  Postado por: AIESECo do Blog 12 de abril de 2017

A Páscoa é uma época cheia de tradições e em muitos países não se resume apenas em ovos de chocolate e no famoso coelhinho, mas também em liturgias, procissões, almoços em família e cordeiro. Embora existam elementos em comuns, as tradições agregam características de cada cultura e região.

No mundo, existem diferentes simbologias ligadas a essa data. O ovo aparece como representação de fertilidade em diversos países – e nem sempre é de chocolate. Outros símbolos conhecidos são o sino e o coelho.

Índia

Nos destinos indianos, onde o hindu é praticado, a festa ganha detalhes únicos, encontrados apenas no país. Em vez da páscoa, tal qual como conhecemos, na Índia é comemorado o festival Holi. A data é marcada para relembrar o nascimento do deus Krishna.

Garantindo um mergulho cultural incomparável, o país todo se reúne para dançar, tocar flautas e outros instrumentos musicais, preparando ainda verdadeiros banquetes com comida e pratos típicos, ou seja, uma oportunidade única para saborear a exótica culinária indiana. Outra marca da festa é a presença dos elefantes que recebem pinturas especiais pelo corpo. E não pense que a arte fica restritas aos animais. Os anfitriões marcam a testa de seus convidados com um pó colorido. Hoje em dia, o pó toma conta das ruas, enchendo de cor ruas, lugares e pessoas.

 

Polônia

Na Páscoa da Polônia, a tradição diz que o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso “Pão de Páscoa”, pois caso contrário seu bigode ficará cinza e a massa irá desandar. Há quem diga que esta seja apenas uma boa jogada de marketing das padarias polonesas, mas por via das dúvidas nenhum bigodudo costuma arriscar…

Grécia

A Páscoa tem uma diferente tradição na Grécia, em que ovos vermelhos (simbolizando o sangue de Jesus) são distribuídos entre os convidados (geralmente a família), que devem encostar no ovo de outro convidado até rachá-lo. Reza a lenda que o último a ter seu ovo rachado terá bastante sorte e fartura no ano seguinte.

Alemanha


O alemão Volker Kraft decorou uma árvore com cerca de 9.200 ovos de Páscoa, no jardim de sua casa

A Páscoa alemã celebra tanto o feriado cristão quanto a chegada da primavera. Tradicionalmente, as árvores são enfeitadas com ovos coloridos. Uma curiosidade: apesar de muitas pessoas terem abandonado a tradição, um senhor de 76 anos chamado Volker Kraft colecionou 10 mil ovos ao longo da vida e, todos os anos, os pendura em uma macieira em seu jardim.

Ucrânia

A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses ‘ninhos’.

Aproveite os outros feriados em outros cantos do mundo! Clique aqui e saiba como!

Leia também:

9 motivos para você fazer um intercâmbio
5 esportes diferentões pelo o mundo
Os 5 países mais baratos para se fazer intercâmbio pela AIESEC
Categoria: Curiosidades dos países, Intercâmbio, Trends

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.