horizonte

Neste semestre, o que mais vai te desenvolver?

  |  Postado por: AIESECo do Blog 4 de agosto de 2017

Acabaram as férias, começaram as aulas e você já entrou na rotina de novo? A virada do semestre é uma época muito importante para colocar planos em prática e começar um hábito que pode fazer toda a diferença para o seu futuro. Antes que os estudos acumulados e a proximidade das provas finais preencham sua agenda e sua cabeça, separe um tempo neste início de semestre para pensar em projetos que ajudem no seu desenvolvimento, como pessoa e como profissional.

Já parou para pensar que tudo o que você será no futuro pode ser determinado hoje? Seus valores, seus conhecimentos, sua profissão, até seu papel no mundo, tudo isso vai se definindo ao longo da vida, mas é na juventude que formamos uma parte importante da nossa personalidade e dos nossos sonhos. Por isso, aproveite o fim das férias para tirar do papel aquele planejamento que ficou para depois. Pesquise, estruture e não espere mais seis meses para investir em você mesmo. Veja algumas ideias para começar:

 

Aprenda um idioma novo

Saber falar uma língua diferente da sua abre portas para o futuro. Hoje, o mundo inteiro é conectado e as relações ficam muito mais fáceis quando você tem a capacidade de se comunicar bem com os outros. Além de favorecer interações sociais e muito aprendizado, aprender um novo idioma aprimora suas habilidades profissionais e amplia as possibilidades de trabalho e atuações em todas as profissões. Isso sem falar nos benefícios de exercitar o cérebro ao estudar um tópico que é novidade para você.

 

Melhore seu currículo com cursos profissionalizantes

Este é o momento certo de pensar no que está faltando para o seu desenvolvimento profissional e começar a preencher os formulários de matrícula para os cursos que se iniciam em agosto. Comece pelas aulas de idioma (decida se é melhor começar uma língua nova ou aperfeiçoar aquela que já ficou no esquecimento); mas não pare por aí. Você já domina as técnicas de informática? Tem alguma habilidade artística que gostaria de ter? Ou talvez uma atualização ou ferramenta da sua profissão que possa ser interessante aprender? Possibilidades de aprendizado nunca vão faltar!

 

Colabore por um mundo melhor

O início do semestre é o período ideal para ajustar sua agenda e planejar suas atividades para os próximos seis meses. Se tem um horário vago no seu calendário, você pode usá-lo para fazer a diferença no mundo, a partir de um trabalho voluntário. Encontre algo que você goste de fazer e que vá acrescentar algo para você e para as pessoas à sua volta. Procure por um projeto que tenha a sua cara e comece amanhã mesmo a fazer a diferença para o mundo.

 

Comece a planejar um intercâmbio

Uma opção que junta tudo isso em uma experiência única e marcante é o intercâmbio. Ao viajar para outro país você vai estar desenvolvendo um idioma diferente, aprimorando seu currículo e fazendo sua parte pela construção de um mundo melhor. São várias alternativas de programas, tempo de permanência, países e atividades disponíveis. Com os projetos da AIESEC, por exemplo, você pode trabalhar em uma ONG ou em uma startup, em países como o Chile e o Egito, além de diversas outras possibilidades.

Quer conhecer um pouco melhor os programas oferecidos pela AIESEC? Entre em contato conosco e faça este semestre valer a pena!

Leia também:

Jovem abre uma ONG e empreende no setor público após seu intercâmbio
Por que fazer intercâmbio pra Polônia?
Logan: Um exemplo de liderança
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.