105-blog

Como o intercâmbio desenvolve uma segunda língua

  |  Postado por: AIESECo do Blog 20 de abril de 2016

A AIESEC oferece intercâmbios para diversos países ao redor do mundo. Além de conhecer novas culturas, trabalhar em lugares incríveis, conhecer gente nova e ajudar grandes projetos sociais, o intercâmbio é uma das melhores formas de desenvolver uma nova língua. A Maria Drumond, do Rio de Janeiro já realizou dois intercâmbios pela AIESEC e contou como essas experiências foram importantes para desenvolver uma nova língua.

“ Eu conheci a AIESEC através da internet. Estava procurando intercâmbios diferentes dos ”convencionais” e acabei me deparando com o site da AIESEC. Achei que não ia dar em nada, mas poucos dias depois entraram em contato e eu fui na entrevista. Quando vi qual era o propósito da instituição, fiquei encantada e já assinei o contrato ali na reunião mesmo. Eu sempre quis fazer voluntariado fora do país, e os valores da AIESEC se encaixam muito com os meus. Eu queria viajar com um propósito, queria fazer algo que me movesse e impactasse o mundo, e não apenas tirar fotos em pontos turísticos.”

 

Maria foi para a Índia e depois para Argentina.  Assim ela teve a oportunidade de exercitar e desenvolver o Inglês e Espanhol e conta qual a importância dessa vivência diária de aprendizado em outra língua:

“A importância de aprender com nativos é vivenciar a língua na sua ”raiz”. Ali você aprende a língua falada no dia-a-dia e tem contato de verdade com o idioma, o que é muito diferente de aprender só na sala de aula.”

Além disso, Maria destacou a importância desse aprendizado para o currículo.

O continente americano, como um todo, com raras exceções, é dominado pelas línguas inglesas e espanhola. Então, hoje em dia, é quase essencial ter as duas línguas no currículo. Com certeza isso me abriu muitas portas e oportunidades. Já aconteceu também de o entrevistador começar a falar em inglês na entrevista e eu precisar manter a conversação. Além disso, existem muitos materiais acadêmicos importantes em inglês, como artigos e livros, sem tradução ainda.”

 

 

Maria conta algumas das peculiaridades das línguas, enquanto viveu os intercâmbios:

“Na Índia existem duas expressões em hindi que são bem parecidas. Uma é ”shorna” e outra é ”shodna”.  Mas na hora de falar a diferença é quase imperceptível… Só que ”shorna” significa ”deixe ir, deixe passar” e ”shodna” significa um palavrão. Então é muito importante saber pronunciar direito rs”

 

 

“Na Argentina a gente brincava muito com as crianças com relação ao sotaque, porque em Buenos Aires a pronúncia do ”y” é bem forte, é quase como o ”x”. E a gente brincava muito com isso, ficávamos inventando várias frases como trava-línguas e falávamos com o sotaque bem puxado e muito rápido para as crianças repetirem, era bem engraçado.”

 

Quer viver uma experiência como a da Maria?  Acesse nosso site e inscreva-se!

 

Leia também:

Seja professor fora do país!
Volta às aulas: e se a AIESEC fosse uma escola?
5 benefícios do intercâmbio para sua carreira
Categoria: Intercâmbio

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.