82-blog

Como fazer um intercâmbio pela AIESEC?

  |  Postado por: AIESECo do Blog 25 de novembro de 2015

Você já imaginou viajar para outro país, conhecer gente interessante do mundo inteiro, ajudar pessoas com trabalho voluntário e ainda gastar muito pouco com essa viagem? Isso tudo é possível fazendo um intercâmbio pela AIESEC. Para participar da AIESEC é necessário ter entre 18 e 30 anos e ser universitário (ou formado em, no máximo, 2 anos).  Veja algumas dicas do que você precisa fazer para realizar essa viagem:

#1: Escolher qual programa você deseja fazer 

 A AIESEC oferece duas modalidades de programas: O Cidadão Global que tem como objetivo desenvolver a responsabilidade social, a liderança e o empreendedorismo. Nele o intercambista vivencia uma nova cultura através da realização de trabalho voluntário em ONGs e projetos educacionais e o programa conta com uma duração de 06 a 12 semanas, com oportunidades em áreas diversas. Já o Talentos Globais tem seu foco em oferecer estágio remunerado no exterior para jovens que atuam na área de gestão, engenharias e tecnologia da informação. Sua duração é mais longa, de três meses a um ano. Você pode se inscrever clicando aqui!

 #2: Escolher o seu destino e projeto

Um intercambista da AIESEC pode escolher entre vários países qual ele quer conhecer e trabalhar. A escolha dependerá da modalidade escolhida e do projeto. São opções na América do Sul, Leste Europeu, parte da Ásia  para trabalhar em escolas, ONG’s ou empresas.

#3: Saber Inglês ou Espanhol

É necessário que o intercambista saiba  inglês ou espanhol em um  nível intermediário para fazer partes dos intercâmbios. Isso o ajudará a  se comunicar no país escolhido além de realizar com mais facilidade, o trabalho que ele escolheu.

#4: Realizar entrevista

Depois que o intercambista escolhe o projeto e se inscreve, a AIESEC mais próxima  entrará em contato para marcar uma entrevista, conversar sobre o intercâmbio e explicar sobre os projetos. Com tudo certo o intercambista deverá pagar uma taxa para a AIESEC e assinar um contrato.

#5: Escolher uma vaga

Após assinar o contrato e decidir fazer o intercâmbio, o futuro viajante tem alguns meses para pesquisar e “casar” com uma vaga.  A AIESEC disponibiliza uma lista de países e cidades para a escolha do intercambista e, assim que a pessoa escolhe uma cidade e um projeto uma nova entrevista será marcada via skype com o pessoal do projeto pretendido. Se a vaga for aceita, é só fazer as malas e viajar!

Fazer um intercâmbio pela AIESEC é uma oportunidade excelente de  conhecer lugares pouco explorados em outros intercâmbios e também conhecer o dia a dia das cidades e dos moradores. Ficou com vontade de embarcar em uma nova experiência? Inscreva-se! 

 

Leia também:

A realidade da mulher na Índia e como podemos mudar isso através do intercâmbio
5 países para se conhecer de acordo com seus personagens favoritos
5 itens que não podem faltar no seu currículo
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.