Intleigência Cultural

Inteligência Cultural: Como a compreensão de outras culturas pode influenciar sua carreira

  |  Postado por: AIESECo do Blog 13 de dezembro de 2016

Nas Filipinas, as pessoas jogam nos funerais. Na Indonésia, se aponta com o polegar porque apontar com o dedo indicador é indelicado. Na Tailândia, cruzar as pernas em público é má educação. No Japão, tiram os sapatos antes de entrar na casa de alguém. Os ocidentais costumavam achar tais práticas atraentes ou peculiares, mas irrelevantes e remotas.

 

No mundo atual interconectado, as distâncias encolheram e seu sucesso pode depender do entendimento de outras culturas e do respeito e sensibilidade na relação com elas.

 

David Livermore, autor do livro “As vantagens da Inteligência Cultural para vencer os desafios de um mundo globalizado”.

 

Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado. Há algumas décadas atrás era possível passar a maior parte da vida rodeado apenas de pessoas com os mesmos costumes que os nossos. Alguns ainda vivem dessa forma, mas a maioria hoje trabalha e convive com pessoas que possuem cultura, aparência e pensamentos bastante diferentes dos seus. E, particularmente, acho isso lindo e enriquecedor.

 

O que era distante e incompreensível está, hoje, à um clique de distância. A internet nos aproximou e tornou possível conversarmos com pessoas de outros países, que vivem culturas e realidades, por vezes, bem diferentes das nossas.

 

Quando falamos em negócios, então, nem se fala. Expandir para o mundo é o objetivo de milhares de empresas, especialmente das startups, e para transformar esse objetivo em realidade, com sucesso, essas empresas precisam adaptar seus discursos e ações para diferentes culturas e costumes.

 

Mas, você sabe o que é Inteligência Cultural, ou IC?

 

Quando falamos em construção de uma carreira de sucesso, logo pensamos no nosso currículo, não é mesmo? O conhecimento que construímos através dos estudos e especializações em determinado assuntos, assim como as experiências profissionais que cultivamos, são os fatores que moldam o nosso perfil profissional. Mas existe um outro fator que vem se mostrando crucial para atingir o sucesso no mundo sem fronteiras que vivemos: a inteligência cultural.

 

Inteligência cultural é uma maneira completamente nova de lidar com questões que já vem sendo abordadas a bastante tempo, como sensibilidade cultural, racismo e eficiência em outras nações. Segundo David Livermore, IC é a habilidade de atuar de maneira eficiente em diversos contextos culturais – inclusive nacionais, étnicos, organizacionais e entre gerações. E é exatamente aí que a sua importância se mostra na construção de um perfil profissional que se adapte aos mais diferentes ambientes e culturas.

 

Empresas procuram cada vez mais por profissionais que possuam a capacidade de, não  apenas falar outras línguas e ter conhecimento sobre outras moedas e economia, mas principalmente de compreender e imergir em outras crenças e convicções.

 

Não são poucos estudos acadêmicos que descobriram as ligações entre a capacidade desenvolvida de inteligência cultural e melhor desempenho no trabalho. Livermore cita em seu livro alguns dos resultados mais importantes quanto a performance de pessoas com inteligência cultural no trabalho:

 

Tomada de decisão: pessoas com inteligência cultural desenvolvida são melhores ao se antecipar, gerenciar riscos e tomar decisões.

 

Negociação: a inteligência cultural desenvolvida proporciona maior facilidade ao ler dicas não verbais durante uma negociação e o deixará mais atento sobre como motivar uma pessoa ou empresa que venha de outra cultura.

 

Networking: organizações que dependem de aquisições e fusões criativas para crescer funcionam melhor sob o comando de pessoas capazes de criar redes multiculturais. A inteligência cultural aumenta a sua capacidade de se relacionar com eficiência em vários contextos.

 

Liderança global eficaz: mesmo que você não busque exatamente um papel de liderança, pode ser que o seu papel em algum projeto ou organização envolva influenciar e desenvolver o trabalho eficaz em alguns grupos. Com um bom nível de inteligência cultural, você terá mais chances de expandir a confiança e liderar de forma eficaz grupos de diversas culturas, em projetos ao redor do mundo.

 

5 Dicas para começar a aumentar a sua Inteligência Cultural

 

1. Encare seus preconceitos: quais culturas mais atraem você e quais lhe causam mais desconforto? Seja sincero com você mesmo e analise honestamente que culturas o fazem se sentir mais irritado, na defensiva ou simplesmente não lhe deixam à vontade. Preconceitos são inevitáveis, mas trabalhar com base neles não é. Na próxima vez que se deparar com uma cultura que lhe cause esse desconforto, tome a decisão de enxergá-la além do seu preconceito.

 

2. Viaje: muitas experiências com viagens e interação com outras culturas geram uma maior sensação de familiaridade, conforto e confiança. Ganhar experiência trabalhando, sendo voluntário ou estudando em situações interculturais e observar o comportamento de pessoas de outros países são algumas das formas mais importantes – e interessantes – de desenvolver inteligência cultural.

 

3. Estude uma cultura de perto: localize uma organização étnica em uma comunidade perto de você e vá a uma de suas festas. Se possível, participe ativamente do evento, em vez de ficar só olhando de fora. Peça a alguém para explicar o significado das atividades, das comidas e dos rituais

 

4. Coma: vá a restaurantes especializados em comidas típicas de outros países e analise o significado dos diversos pratos. Os alimentos são servidos como nos países de origem ou foram adaptados para o gosto local? A gastronomia abre uma janela para uma nova cultura.

 

5. Observe a arte: vá a um museu de arte quando viajar ou observe que tipo de arte é exibida nos lugares públicos. Que tipos de pinturas são expostas nas lojas, nos restaurantes, nas casas e nos escritórios? O que você pode aprender sobre a cultura do local com base na arquitetura de uma cidade? Essa é uma maneira divertida e poderosa de aumentar o seu conhecimento de inteligência cultural.

 

*O conteúdo deste artigo foi construído com base no livro de David Livermore, “As vantagens da Inteligência Cultural para vencer os desafios de um mundo globalizado”

 

Sobre o Blog RP

 

Através da produção e curadoria dos melhores conteúdos que envolvem a área da Comunicação, proporcionamos conteúdo provocativo aos nossos leitores, de forma a fazê-los pensar e refletir sobre suas relações com a comunicação, com seus círculos de amigos e com o mundo. Somos o blog do coletivo Todo Mundo Precisa de Um RP, organização que trabalha para acelerar o mercado das Relações Públicas no Brasil e no mundo!

Entre em contato conosco pelo e-mail comunicacao@todomundorp.com.br e acompanhe os conteúdos do Blog RP nas nossas redes sociais.

Leia também:

7 motivos para você conhecer o Peru
Empoderamento Feminino: 4 momentos da melhor viagem da minha vida!
Meu pequeno manifesto direto do Panamá
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.