Como funciona a AIESEC?

O blog da AIESEC procura sempre postar um conteúdo sempre variado e interessante/informativo para nossa audiência. Falamos de lugares, contamos histórias de membros ou ex-membros, compartilhamos experiências e tudo isso que vocês podem ler semanalmente aqui. Em alguns momentos, procuramos desbravar mais a organização e dar explicações sobre como funciona a AIESEC.

Os AIESECos, mais do que ninguém, sabem da dificuldade de explicar o que é a organização e o que eles fazem. Pais, mães, amigos, namorados e namoradas muitas vezes parecem longe de entender como funciona a AIESEC. O blog já falou algumas vezes sobre isso aqui e aqui, por exemplo.

Hoje, vamos explicar rapidamente as áreas nas quais os membros aprovados no processo seletivo Jovens Talentos podem ser efetivados dentro da AIESEC.

Como funciona a AIESEC?

A organização hoje funciona trabalhando em três áreas estratégicas:

– Talent Management (ou Gestão de Talentos, no bom, velho e lindo português);

– Marketing

– Finanças

A primeira área é a responsável pelo recrutamento e seleção de membros da AIESEC. Após esse processo, cabe aos AIESECos de Talent Management a capacitação frequente dos membros. O Marketing da AIESEC é responsável pela captação de leads e conversão em vendas (intercâmbios que oferecemos e que constantemente rendem um conteúdo riquíssimo para o blog). O Marketing é responsável pelo trabalho mais visível da AIESEC.

Como toda organização, a AIESEC também precisa de gente que cuide das finanças! Planejamento financeiro, investimentos e auditorias são as responsabilidades do pessoal dessa área.

Áreas operacionais

Falando diretamente aos não-AIESECos que estão lendo este texto: sabe aqueles posts engajados de um amigo seu que é da AIESEC cheio de siglas incompreensíveis? Pois é. Agora esse mistério será desvendado. Explicar como funciona a AIESEC, mesmo que de maneira rasa, só pra dar um panorama geral, significa desvendar pelo menos algumas das siglas como:

– ICX GCDP (Incoming Exchange – Global Community Development Program)

Essa é a área responsável pelo recebimento de jovens estrangeiros que vão realizar intercâmbio social nas cidades dos escritórios da AIESEC.

– ICX GIP (Incoming Exchange – Global Internship Program)

Área responsável pelo recebimento de jovens que irão fazer o intercâmbio profissional.

– OGX GCDP (Outgoing Exchange – Global Community Development Program)

Quem trabalha aqui fica encarregado de cuidar de todos os detalhes que envolvem a ida dos intercambistas brasileiros que a AIESEC manda para intercâmbios sociais no exterior (o programa Cidadão Globalsaiba mais aqui).

– OGX GIP (Outgoing Exchange – Global Internship Program)

Assim como o ICX GIP, essa área operacional lida com o envio de brasileiros para intercâmbio profissional em outros países (o programa Talentos Globaissaiba mais aqui).

O blog também já explicou melhor o Cidadão Global e o Talentos Globais em alguns textos. Confira:

Por que entrar na AIESEC? Assuma seu protagonismo!

Talentos Globais e a resiliênica – do que somos feitos?

Talentos Globais – o que te move?

Intercâmbio pela AIESEC – para onde?

Como participar da AIESEC?

E aí? Deu pra entender um pouquinho melhor como funciona a AIESEC? Comente e compartilhe nosso texto, faça com que mais e mais gente tenha acesso a essas informações! 🙂

Leia mais no blog da AIESEC:

Destinos AIESEC – América do Sul

Destinos AIESEC – curiosidades sobre o México

Destinos AIESEC – Europa

 

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *