97-blog

Como uma experiência de intercâmbio muda a sua vida

  |  Postado por: AIESECo do Blog 26 de fevereiro de 2016

 

Sair da zona de conforto, agregar uma experiência internacional no currículo e melhorar o espanhol. Esses eram os objetivos da Letícia, recém graduada em Jornalismo, quando escolheu fazer um intercâmbio com a AIESEC para um país da América Latina. “Foi uma experiência ainda mais intensa do que eu imaginava”, conta ela, que viajou no início de 2015 para a cidade de Medellín. “Hoje eu sei que carrego em mim, e em quem eu sou, tudo que eu vivi durante meu intercâmbio na Colômbia”.

Letícia Gonçalves, 22 anos, é catarinense e viajou para a Colômbia com a AIESEC de Balneário Camboriú (Foto: Arquivo Pessoal)

Aprender sobre o mundo é também uma jornada de autoconhecimento. Por isso é tão comum que as pessoas voltem diferentes de uma experiência de intercâmbio. Preparamos essa lista pra te fazer entender um pouquinho mais sobre como isso acontece:

 1. Você se sente responsável pelos problemas do mundo

Quando está fora da sua zona de conforto, suas percepções sobre o que está ao redor são mais apuradas. Ouvir falar sobre algo, somente ler ou assistir na televisão, não é o mesmo que sentir na pele ou ver com os próprios olhos: quando você nota os problemas do ambiente em que está, sente-se responsável por eles. “Medellín era a cidade mais violenta do mundo alguns anos atrás, e era o centro do narcotráfico colombiano. Foi bem diferente escutar as histórias dos locais e entender a luta constante daquele povo pela paz. Hoje me sinto parte dessa causa também”, relata Letícia.

 

2. Entender outras culturas te faz mais receptivo a novas ideias

Sair da sua zona de conforto também te faz repensar velhos hábitos. Pequenas ou grandes coisas são feitas de formas diferentes em diversos lugares do mundo, desde tarefas cotidianas até filosofias de vida e religião. Isso não quer dizer que o que você já conhece está certo ou errado, mas é importante estar aberto a conhecer o novo e desconhecido, e avaliar se essa nova experiência pode trazer novos conhecimentos.

 

3. Estar fora de casa vai te tornar mais responsável!

Pode parecer difícil agora, mas a verdade é que naturalmente você vai aprender coisas novas e descobrir sua capacidade de adaptação. “De repente você se depara com alguma situação inesperada e se dá conta de que ninguém além de você mesma pode resolver aquilo. Não tem essa de ligar pra mãe” diz Letícia, que considera orientação pra solução como uma das características que mais desenvolveu durante o intercâmbio na Colômbia. Além disso, cada pequena tarefa será uma conquista, e você vai sentir o “gostinho” de ser reconhecido pelos próprios feitos.

 

4.  Praticar uma nova língua vai te abrir portas.

Passar um período em outro país é uma oportunidade de praticar e aprender outro idioma. Letícia tinha um nível básico/intermediário de espanhol quando chegou na Colômbia, mas conviver com locais durante o projeto foi fundamental para aprimorar seus conhecimentos na língua. Além disso, na sua equipe havia também uma guatemalteca e um mexicano, o que a ajudou a reconhecer diferentes sotaques. Hoje ela consegue tranquilamente manter uma conversa em espanhol, o que pode abrir portas profissionalmente!

5.  Trabalhar com pessoas diferentes te faz buscar um propósito

Numa experiência de intercâmbio da AIESEC você vai estar em um projeto com pessoas de vários países e backgrounds diferentes em um mesmo lugar. Para Letícia, a convivência com pessoas de diferentes países mudou a sua visão de mundo. “Conhecer pessoas de diferentes partes da América Latina me fez pensar como muitas vezes ignoramos o contexto em que estamos inseridos. Eu voltei de lá me sentindo orgulhosa de ser latino-americana e um pouquinho mais cidadã do mundo. Voltei com muita vontade de fazer cada vez mais pra transformar o ambiente em que estou em um lugar melhor”.

Para viver uma experiência como Letícia cadastre-se no nosso site! 

 

Leia também:

Como a AIESEC te transforma em um cidadão do mundo?
Eu quero é viajar
5 grandes líderes que influenciaram o mundo
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.