istock_000020492314_medium

EUA x Índia: 3 motivos para optar por um intercâmbio fora do padrão

  |  Postado por: AIESECo do Blog 26 de maio de 2017

Alguns lugares do mundo possuem atrativos famosos e comentados por toda parte. Outros têm seus encantos escondidos em uma cidade pequena ou em uma esquina pouco conhecida pelas revistas de turismo. Nesses lugares que fogem do padrão, a experiência do intercâmbio também ultrapassa as oportunidades comuns de morar em outro país e viver uma cultura diferente. Neles, é possível conhecer locais que você nunca imaginou que existissem e costumes tão diferentes que vão te mostrar que o mundo é realmente maior do que pensamos.

 

Existem várias opções de programas e destinos para seu intercâmbio, e todas elas vão te acrescentar em experiência e aprendizado. Escolher fazer um intercâmbio fora do padrão, porém, é não só diferente, como desafiador. Passar algumas semanas nos Estados Unidos, por exemplo, pode te trazer ganhos incríveis, mas nada se compara a conhecer de perto a cultura e as belezas de um país como a Índia.

 

Por que não escolher um lugar diferente, com hábitos novos e que te tragam aprendizados para a vida? Por que não se abrir para um mundo completamente diferente do que você está habituado e conhecer pessoas que podem te ensinar muito mais? Para te ajudar a responder a essas perguntas, separamos 3 motivos que vão te convencer a escolher um destino diferente para seu intercâmbio.

 

1 – Aprenda em dobro

Quanto mais desconhecido foré o lugar para onde você está indo, maior é a chance de você aprender com ele. Tentar um caminho novo, experimentar uma culinária desconhecida, fazer amizade com pessoas de perfil diferente do seu, tudo isso te leva a fugir de um padrão e te força a aprender ainda mais.

 

Em países como a Índia também é possível aprender o inglês, assim como ir para o Peru te permite melhorar o espanhol. O aprendizado de um novo idioma não só é possível em destinos fora do padrão, como tende a ser ainda maior. Isso porque, em países com esse perfil, a cultura das pessoas é de maior proximidade e hospitalidade, o que facilita o contato e os laços com a população local. Além disso, em lugares com culturas pouco conhecidas, cada quarteirão e cada conversa no ônibus podem ser uma oportunidade de vivenciar algo completamente novo, o que ativa o cérebro para uma enxurrada de aprendizados.

 

2 – Reforce seu perfil de liderança

A curiosidade e a disposição que te levam a escolher um intercâmbio fora do padrão são as mesmas características que vão te tornar um líder melhor. Absorver cada ensinamento durante sua viagem vai te deixar mais sábio e mais aberto a adaptações, o que aprimora o perfil profissional e aumenta sua capacidade de integração. Não é só o idioma e a experiência que melhoram seu currículo, mas se permitir e se disponibilizar a viver uma oportunidade tão diferente vai aflorar em você habilidades importantes para qualquer posição no mercado de trabalho, te transformando em um líder com sabedoria e visão abrangente.

 

3 – Seja parte da mudança

Alguns dos principais benefícios de um intercâmbio são conhecer culturas diferentes e viver experiências grandiosas, certo? São várias as opções e modelos de programas e destinos, que nos permitem viajar o mundo todo para vivenciar outros costumes e praticar uma língua nova. Fazer tudo isso enquanto se contribui para o mundo, porém, é uma oportunidade muito mais valiosa e engrandecedora, que torna a experiência do intercâmbio uma lembrança marcante não só para você, como para todas as pessoas que tiverem a chance de aproveitar da sua convivência, companhia e dedicação.

 

Passar algumas semanas ensinando crianças indianas, trabalhando em uma empresa do Peru ou trocando experiências com profissionais do Egito vai te permitir voltar para casa com um olhar novo em relação ao mundo. Uma experiência assim te faz levar na mala não só souvenirs e fotos de pontos turísticos famosos, mas também a satisfação de ter oferecido seus talentos para a construção de um mundo melhor.

 

Está pensando em fazer um intercâmbio fora do padrão e vivenciar uma experiência única em um país completamente diferente do seu? Conheça os destinos oferecidos pela AIESEC. Caso esteja tendo problemas em mostrar pros seus pais e amigos o quão incrível pode ser um intercâmbio diferente, leia aqui algumas dicas. Temos certeza que vai ajudar ;D

Leia também:

Saiba o que mais marcou a vida dos participantes do " 3 visões de mundo"
Jovem abre uma ONG e empreende no setor público após seu intercâmbio
Meu pequeno manifesto direto do Panamá
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.