slava-bowman-161206

Estou pensando em fazer um intercâmbio, e aí?

  |  Postado por: AIESECo do Blog 11 de agosto de 2017

Mochila nas costas, passaporte na mão e um mundo inteiro de novidades pela frente! Se é assim que você se vê dentro de pouco tempo, pronto para começar uma experiência de intercâmbio, não pode se esquecer de que passar um período em outro país exige planejamento e muita vontade.

 

De ser voluntário em escolas infantis à atuar no marketing de uma startup, as opções para quem quer viver o desafio do intercâmbio são muito amplas. Comece avaliando seu perfil e determinando quais são seus objetivos ao passar um tempo no exterior. Hoje, existem projetos de intercâmbio voltados para educação, empoderamento feminino, ações ambientais, negócios, entre diversas outras iniciativas que, sem dúvida, vão te fazer crescer e se autoconhecer de uma maneira única.

 

Se você está pensando em viver essa experiência em algum lugar do mundo, comece lendo um pouco sobre o passo a passo inicial para organizar sua viagem e aproveitar ao máximo essa oportunidade!

 

1. Pesquise

Um grande aliado dos intercambistas é o Google! Sua primeira tarefa é sentar em frente ao computador e pesquisar lugares, programas, referências, fotos, etc, etc, etc. Use a internet a seu favor e tenha a certeza de que encontrou as melhores opções de intercâmbio, baseado em buscas bem feitas e aprofundadas. Uma dica legal é usar indicações de alguém que já tenha feito algo parecido, para saber como foi a experiência e ficar mais seguro de que é isso mesmo o que você procura. Está entre algumas opções e não consegue escolher qual é a melhor? Tem alguma dúvida sobre os processos? Conte com quem conhece as opções e pode indicar a melhor delas para o seu perfil. Aproveite que está por aqui e já dê uma olhada nas possibilidades ofertadas pela AIESEC ;)

 

2. Planeje

Se já decidiu para onde vai e o que vai fazer, é hora de determinar alguns detalhes extremamente importantes. Nesse momento, elaborar um cronograma ou seguir uma planilha pode ser a melhor forma de visualizar todo o processo. Defina a melhor data, calcule quanto de dinheiro você vai precisar, quais cidades pretende conhecer, quanto tempo quer ficar, o que vai precisar antes, durante e depois da viagem… Quanto mais discriminado estiver o planejamento, maior a chance de tudo ocorrer da melhor maneira possível.

 

3. Organize tudo

A partir da pesquisa e do planejamento, fica bem mais fácil colocar as ações em prática. Na etapa de busca, por exemplo, você deve ter descoberto se o país escolhido exige ou não visto de entrada. E no seu planejamento você deve ter lembrado de incluir a emissão do passaporte e a informação de quanto tempo costuma demorar para que ele fique pronto, certo? Comece a organizar tudo isso e a preparar o que vai ser necessário para sua viagem.

 

Não se esqueça também de pensar no que está ficando para trás, para não descobrir nenhum problema em cima da hora. Considere as aulas, os trabalhos pendentes, os animais de estimação, aquela plantinha que precisa ser molhada com frequência: deixe tudo ajeitado e organizado, para não correr riscos ou gerar preocupações.

 

4. Junte dinheiro

Faça as contas: quantas refeições você costuma fazer por dia, costuma gastar comprando roupas, vai precisar de itens extras durante a viagem, quanto custa a passagem de ida e volta para o país escolhido? Cada programa de intercâmbio tem opções diferentes de hospedagem e alimentação, mas é sempre importante considerar um planejamento detalhado para saber quanto de dinheiro você vai precisar antes da viagem e quanto vai usar na moeda local. Esse cuidado vai te ajudar a ficar tranquilo e seguro com seus gastos e necessidades.

 

5. Prepare a mala

Já nas etapas finais para o início da experiência, não se esqueça de considerar o clima do lugar para onde você está indo, em cada época do ano. Pense nos itens de primeira necessidade e no que vale mais a pena deixar para comprar lá. Tente não exagerar na mala, mas não deixe nada importante para trás. Mais uma vez, se planejar é a melhor tática para se prevenir e fazer da sua viagem a melhor possível.

 

6. Abra a cabeça

Fazer um intercâmbio é uma oportunidade única de conhecer culturas e pessoas completamente diferentes do que você está acostumado. Para aproveitar ao máximo essa chance, prepare sua cabeça para vivenciar momentos únicos e explorar tudo o que tiver de melhor durante a viagem. Conheça lugares, faça amizades e esteja disponível para aplicar suas habilidades a favor do desenvolvimento do mundo!

 

Está mesmo pensando em fazer um intercâmbio e se sente pronto para colocar a primeira etapa do passo a passo em prática? Comece pesquisando as opções de programas oferecidas pela AIESEC e conte com nossos membros para te ajudar nos passos seguintes.

Leia também:

Vivendo desafios e descobrindo a Índia
Jovem abre uma ONG e empreende no setor público após seu intercâmbio
O que é Customer Success e qual o seu papel nas empresas
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.