Estágio: como consigo adquirir experiência no mercado de trabalho?

Que a vida adulta não é lá aquela facilidade você já percebeu, aposto.

No “starter pack” desse momento da vida encontramos a necessidade de entrar no mercado de trabalho e adquirir experiências profissionais. Porém, principalmente num momento de recessão econômica, não é tão simples encontrar um estágio para começar a “aprender a trabalhar”. Pensando nisso, separamos pra vocês algumas soluções que ajudam na hora de turbinar o currículo e procurar suas primeiras vagas de emprego. Veja só:

Estágio Comum

1. Ganhando experiência (para ter experiência)

Uma reclamação constante por aí é o fato de muitas vagas de estágio exigirem experiência na área. Contudo, os estudantes meio que precisam do estágio para conseguir essa experiência, né? Bem, sim, mas também existem outras formas de adquirir saberes profissionais! É possível se diferenciar e ter um currículo legal para ser selecionado num estágio mesmo sendo estudante:

1.1 Cursos Online

A internet é uma ótima aliada na hora de aprender todo tipo de coisa. Desde aquelas receitinhas de bolo até certificações que podem ser colocadas no seu currículo. Procure cursos ou videoaulas com conteúdos que você ainda não domina. Dê uma pesquisada sobre conteúdos de gestão, de liderança, de ferramentas ou softwares da sua área e mãos à obra. Você pode separar algumas horas do seu dia para esses estudos.

1.2 Estágios Voluntários

Provavelmente, sua faculdade oferece mais atividades do que as matérias obrigatórias. Aproveite essas oportunidades para ganhar experiência e conhecer pessoas.

De acordo com o site da Cia de Talentos, na hora de selecionar os estagiários, as empresas valorizam os jovens que tenham atividades extracurriculares no currículo. As vivências no período da faculdade podem ajudar a suprir o que falta de prática nas disciplinas e acostumar o jovem a lidar com entrega de resultados, trabalho em equipe e outras exigências do mercado. Existem várias opções como empresas juniores, iniciações científicas e centros acadêmicos.

A consultora Fabíola Brenelli explica:

“Tudo que for diferente do dia a dia possibilita um aprendizado que vai além dos bancos escolares. Durante o curso, a vida acadêmica não pode se restringir a ir às aulas e fazer provas. Outras atividades fazem com que esse jovem aprenda a se comunicar, a se relacionar, a lidar com impactos, entre outras habilidades. O importante é aproveitar as oportunidades oferecidas pelas instituições de ensino desde o primeiro período. Pequenas experiências podem trazer um ótimo resultado para carreira”.“Hoje, há uma grande oferta de cursos gratuitos na internet (…)”.

Uma ótima oportunidade de fazer estágio voluntário é trabalhando aqui na AIESEC. Você pode desenvolver várias competências, se envolver com um ambiente internacional e ter experiências para colocar no currículo.

Clique AQUI e fale com a gente pra saber mais.

1.3 Aprendizado de línguas

Se você não teve oportunidade de fazer aquele cursinho de inglês na época da escola, não se desespere. Além dos cursos online, ou presenciais com custos menores em ambientes como universidades, você ainda tem o recurso dos aplicativos. Apps como o Duolingo, possuem exercícios para aprender vocabulário, gramática e pronúncia. Além disso, existe o velho recurso de assistir filmes e séries com a legenda em outro idioma ou escutar músicas internacionais.

2. Fazendo networking

Fazer networking é um ótimo modo de arrumar uma vaga no mercado. Procure sempre conversar com colegas de faculdade, professores e outras pessoas da sua área. Se possível participe de conversas legais sobre seu trabalho. Eventos como cursos e palestras são ótimos para esses diálogos. Conhecendo muita gente, fica mais fácil ficar sabendo de vagas e às vezes até mesmo ganhar uma indicação.

3.  Se conhecendo

Ter autoconhecimento não é uma prática fácil, mas com o tempo ela pode ser desenvolvida. Quando você se conhece bem, fica mais simples de identificar qualidades que podem ser aprimoradas e defeitos que podem ser  melhorados. Passe a se observar mais!

Experiência internacional

1. Se inscrevendo na AIESEC

Se você deseja uma oportunidade de estágio internacional, os programas Talentos Globais e Empreendedor Global são alternativas bem legais. Você pode ter uma grande experiência em outro país tanto profissional, quanto pessoal.  Imagina isso no seu currículo?

Porém, para isso é essencial que você domine o idioma solicitado na vaga escolhida.

Saiba mais como se candidatar clicando AQUI.

2. Montando um bom currículo em inglês

Para conseguir uma vaga de estágio internacional é importante fazer uma versão do seu currículo em inglês. Tenha cuidado com o vocabulário e tenha muita atenção ao fazer a revisão dele. Você pode pedir ajuda a um amigo ou um professor que tenha o domínio da língua, por exemplo.

Veja também: Como criar um currículo ainda estudante

Curtiu o texto? Pense bem nessas dicas e não desista!

Logo, você consegue seu espaço no mercado <3

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *