Erradicação da pobreza: Conheça melhor um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

  |  Postado por: AIESECo do Blog 9 de outubro de 2017

Temos muito o que fazer para melhorar o planeta até 2030. Vivemos hoje em um mundo repleto de desafios e, para que eles sejam superados ao longo dos anos, precisamos cuidar de uma coisa de cada vez, determinando metas e ações que ajudem no nosso desenvolvimento hoje e no futuro. Pensando nisso, a ONU identificou 17 dessas áreas que precisam, com urgência, de cuidados de atenção, e determinou os ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Conhecidos também pela sigla em inglês SDGs (Sustainable Development Goals), os ODSs são metas indicadas pela Organização das Nações Unidas em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa busca direcionar todos os países para que novos hábitos sejam implantados no mundo, com o objetivo de atingir resultados significativos até o ano de 2030.

 

Um desafio e tanto, mas que pode ser atingido com colaboração internacional e empenho de governos, instituições e cidadãos.

 

Aproveite para ler o Guia Básico sobre as SDGs

 

Objetivo 1 – Erradicação da Pobreza

 

Já falamos aqui no blog sobre os 17 objetivos globais. Para te ajudar a entender melhor as metas definidas pela ONU, seus impactos e sua importância para um mundo melhor, que tal entender um pouco mais sobre o primeiro problema que devemos combater nos próximos anos: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

 

De acordo com as metas definidas pelas Nações Unidas, os países precisam se unir em parcerias para criar mobilização e movimentar recursos, com o objetivo de eliminar a pobreza em todos os sentidos. A intenção é oferecer condições mínimas para que a população de baixa renda possa ter capacidades suficientes de se manter e viver com qualidade e saúde, o que seria feito a partir de programas e políticas voltados para a pobreza.

 

Hoje, são consideradas extremamente pobres as pessoas que vivem com menos de 1,25 dólares por dia, o que equivale a menos de 4 reais, para todas as despesas de moradia e alimentação, por exemplo. Existem atualmente mais de 830 milhões de pessoas nessa situação, concentradas principalmente no sul da Ásia e na África Subsaariana, além de países pequenos e afetados por conflitos.

 

Para a ONU, todos os países devem começar a buscar, a partir de agora, a reduzir pelo menos à metade o número de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que fazem parte desse índice de pobreza extrema, em todas as dimensões. Isso significa oferecer direitos iguais aos recursos econômicos, acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra, recursos naturais, tecnologias apropriadas e serviços financeiros.

 

Assim como em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, este também apresenta uma série de ações que podem ser realizadas ao longo dos próximos anos para atingir as metas estabelecidas pela ONU. Para a erradicação da pobreza, até 2030 os países devem construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, para protegê-los de eventos extremos como os relacionados ao clima e desastres econômicos, sociais e ambientais.

 

Além disso, deve-se buscar uma mobilidade de recursos que proporcionem meios adequados para países em desenvolvimento e menos desenvolvidos, a partir de programas e políticas para a redução da pobreza. A ONU recomenda o investimento acelerado, até 2030, nas ações voltadas a esse objetivo, através de marcos políticos sólidos em níveis nacional, regional e internacional.

 

Leia mais sobre a ODS 1

 

Para você, como devem ser as ações para a erradicação da pobreza no mundo até 2030? O que você e seus amigos podem fazer hoje para colaborar com esse Objetivo de Desenvolvimento Sustentável? Conheça a AIESEC e faça sua parte por um mundo melhor!

Leia também:

Eu quero é viajar
Cidadão Global: Destinos – Ásia
Conheça mais sobre as comidas típicas peruanas
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.