Você sabe o que é o empreendedorismo social?

Empreendedorismo Social é um nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os empreendedores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais.

Do mesmo modo que os empreendedores em geral mudam a face dos negócios, os empreendedores sociais atuam como agentes de mudança da sociedade, aproveitando as oportunidades que outros deixam passar e melhorando os sistemas, inventando novas abordagens e criando soluções capazes de mudar a sociedade para melhor. Enquanto um empreendedor privado pode criar indústrias inteiramente novas, um empreendedor social propõe soluções novas para os problemas sociais e as implementa.

Cláudio e Suzana Pádua

Dentro desse universo se destacam os brasileiros Cláudio e Suzana Pádua, fundadores do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), que em 2010 receberam o título “Empreendedores Sociais do Ano 2010 para a América Latina”.

O interesse de unir empreendedorismo e sustentabilidade é tão grande que o Google oferecendo quatro milhões de reais em prêmios para as ONGs que enviarem ideias de como usar a tecnologia para enfrentar problemas sociais no Brasil e no mundo.

O Brasil é o terceiro país a receber o desafio, depois da Inglaterra e da Índia. O painel de juízes é formado pela diretora do Google.org Jacqueline Fuller, o apresentador Luciano Huck, a empreendedora social Viviane Senna, o empresário Josué Gomes e o músico e ativista MV Bill.

 

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *