Vanessa Papai Noel com as crianças

Empoderamento Feminino: 4 momentos da melhor viagem da minha vida!

  |  Postado por: AIESECo do Blog 26 de março de 2017

Difícil contar em pouco espaço sobre a minha experiência de voluntariado global. Mais difícil não me emocionar ao dizer tudo isso. Eu escolhi ir para o Peru por um motivo: queria me reconectar com a vida depois de ter passado por duas perdas muito impactantes.

Já tinha ouvido falar sobre a energia maravilhosa que o país possui. Trabalhei na Aiesec em Curitiba e nessa época me apaixonei  pelo Projeto Empower, sabia que uma hora ou outra acabaria fazendo.

Senti que o momento era aquele mesmo, e fui. Fui com o objeto de impactar vidas e no final a mais impactada fui eu. Trabalhei com crianças em uma ONG e com um grupo de mães em outra. Toda essa energia incrível e o amor que eu recebi me fizeram repensar muita coisa.

Percebi que por mais que a vida tire muitas coisas de nós, ela nos dá muito também. A vida vale a pena ser vivida com propósito. Tenho uma gratidão sem tamanho pela chance incrível de doar e receber. Já tinha feito um intercâmbio antes, mas essa foi, sem dúvidas, a viagem da minha vida! Foi tudo muito intenso. Seria maravilhoso falar de cada acontecimento, mas vou listar os melhores momentos:

1- Eu fui o Papai Noel da minha ONG!

Esse foi sem dúvida o melhor momento. O meu projeto era sobre de empoderamento feminino e igualdade de gênero. Todos os dias eu falava e falava sobre o assunto, e dava milhares de exemplos. Mas que melhor forma de mostrar que as meninas podem ser o que querem, até mesmo o Papai Noel? Sendo o Papai Noel!  Foi muito divertido e as crianças curtiram muito! Fiquei mais próxima, especialmente das meninas. O momento divertido fez com que elas baixassem um pouco a guarda. Depois disso começaram a falar mais abertamente as coisas para mim!

2- Festa do Pijama do Empoderamento*

Depois do Natal, todos os dias as meninas faziam trancinhas em mim. Passei maquiagem em algumas e depois disso todos os dias elas pediam. Resultado: resolvi fazer uma noite do pijama só com as meninas. A programação teve direito a filmes que tinham mensagens bacanas de empoderamento, incluindo o queridinho Frozen. Depois discutimos o que rolava na história e o que podiamos aprender com aquilo. Além disso, organizamos um momento de beleza e fizemos um desfile. Teve até som alto, pipoca, pizza e brigadeiro.  Nunca vou esquecer. O melhor, todas as meninas ficaram mais unidas depois desse dia.

3- Projeto da última semana

Na minha última semana fiz um trabalho de empoderamento em uma ONG que recebia mães vítimas de abuso, chamada Juana de Aza. Aqui no Brasil eu tenho um projeto de apoio às vítimas de abuso sexual chamado “Projeto Pra Salvar Seu Coração”, e nele também trabalhamos com mães. Essa experiência em especial foi muito enriquecedor para mim. Tanto para a  psicóloga que serei em breve, quanto para a Vanessa mulher! Apesar do pouco tempo consegui me aproximar muito das pessoas, foi espetacular.

4- Viagens e amigos

 

Vanessa viajando

Viajei sozinha por uma semana depois do fim dos projetos. Tinha chegado a minha hora de me empoderar ainda mais! Fiz tanto amigo pelo Peru que só precisei de hostel em Arequipa! Tanto em Ica quanto Lima fiquei na casa de pessoas da AIESEC! Uma das maiores amigas que fiz foi a vice presidente de um dos escritórios de Lima. Ela pretende vir para o Brasil e quem será que já está na fila para ser Host dela?

Nada do que eu conte vai explicar bem o que eu senti. Só tenho a agradecer por tudo e dizer para você que está lendo: se joga e clique aqui pra se inscrever.

Leia também:

O que você fez pela primeira vez no seu intercâmbio?
5 coisas vindas do México que fazem do mundo um lugar mais legal
Neste semestre, o que mais vai te desenvolver?
Categoria: AIESEC, Cidadão Global, Intercâmbio, Liderança, Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.