De olho na Polônia

Bem ali no centro da Europa fica a Polônia. O país, marcado pelo Holocausto durante a 2ª Guerra Mundial, conseguiu se reerguer economicamente e hoje faz parte da União Europeia. As planícies, montanhas e rios fascinam quem passa pelo país rico em histórias desde os tempos antigos.

As cidades de Varsóvia e Cracóvia (qualquer semelhança com o país do personagem de Tom Hanks, no filme ‘O Terminal’, é mera coincidência) são as mais populosas do país. Quem rumou para a Polônia, mas bem longe dos grandes centros, foi a estudante de Comunicação Helen Lima.

Com um help da AIESEC em Juiz de Fora, Helen foi morar em Wroclaw, a quarta maior cidade da Polônia. Como todo jovem, a estudante sempre teve vontade de viajar e treinar o inglês. “Escolhi a Polônia por ser um país europeu com custo de vida baixo, o que me proporcionou viajar para outros lugares apenas a passeio”, explica Helen. Com um bom planejamento financeiro (já demos dicas aqui) dá para aproveitar bastante não só o seu local de destino, mas os lugares turísticos próximos né?

E além de aproveitar para conhecer outros lugares da Europa, Helen participou do projeto ‘International Summer SemiCamps’, em cidades próximas a Wroclaw, durante seis semanas. A intercambista conta que o job era ministrar workshops sobre o Brasil e ensinar inglês para as crianças de forma interativa e divertida. No período de trabalho junto com o restante da equipe, Helen passou dez dias em uma colônia de férias com as crianças, onde foi de jurada de concurso de beleza a participante de competições de karaokê.

E o choque cultural, como muitos dos nossos personagens já contaram por aqui, passa quando se conhece melhor os hábitos locais. “Esperava pessoas mais frias; pelo contrário, foram todos muito receptivos e simpáticos”, conta Helen.

A experiência do intercâmbio é mesmo cheia de surpresas e possibilidades. Já pensou em viver essa experiência e se desenvolver? Conheça os destinos do programa de intercâmbio voluntário a AIESEC, o Cidadão Global, aqui. Be a traveler! 😉

Leia também:



Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *