É dada a largada para a Semana Global do Empreendedorismo 2014

A SGE Brasil – reconhecida pela terceira vez como o maior movimento de empreendedorismo do mundo – irá oferecer atividades durante todo o mês de novembro. Participe!

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2014 será celebrada em todo o mundo na semana de 17 a 23 de novembro, e no Brasil as atividades já começam a acontecer no início do mês. A SGE é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico social, e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro, fortalecendo assim a cultura empreendedora.

Participam do movimento mais de 150 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. Só no último ano, a SGE mobilizou no Brasil mais de 1,7 milhão de pessoas, com cerca de 4000 atividades – o que faz da SGE brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. A agenda de 2014 já está disponível, e os interessados em participar podem se inscrever através do site: http://semanaglobal.org.br/

As atividades da Semana Global do Empreendedorismo são oferecidas por pessoas e organizações, que por acreditarem na causa se unem ao movimento, criando um ou mais eventos sobre alguma das vertentes do tema empreendedor, conectando, capacitando e inspirando o público para que eles transformem ideias em iniciativas de sucesso. Depois de criar as atividades, todas gratuitas ou com preços assessíveis, o parceiro cadastra seu evento no site da SGE, que em novembro funciona como uma grande agenda, reunindo diversas oportunidades para o atual e futuro empreendedor, que vão desde workshops e palestras, até feiras e desafios.

Há 7 anos no Brasil, e já conhecendo bem a realidade do empreendedor, a mensagem trazida pelo movimento em 2014 reforça: “Não deixe nenhum obstáculo ser maior que o seu sonho”, unindo assim a importância da crença no sonho e da ação. “Ao observar os exemplos de empreendedores brasileiros, vemos que se o sonho for grande é possível sim superar os obstáculos do ambiente empreendedor brasileiro e criar um negócio que faça a diferença para o Brasil. Por isso, a SGE quer encorajar o sonho grande, por acreditar que ele é a maior fonte de resiliência, característica essencial para que o empreendedor não desista com os erros, aprenda com eles, e busque o seu melhor.”, explica Gabriela Fernandez, Coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo no Brasil.

E além de inspirar com essa mensagem, o movimento pretende ainda estimular discussões sobre os principais desafios enfrentados pelo empreendedor, e sobre possíveis melhorias para os obstáculos do ambiente brasileiro, especialmente no que tange ao ambiente regulatório e educação empreendedora. “A SGE no Brasil já conta com o apoio de organizações muito relevantes para o desenvolvimento do país, dentre os mais variados perfis de entidades, associações, empresas, midias e governo. Então acreditamos estar com uma rede forte para discutir e promover ações que ajudem a promover algumas das melhorias necessárias no ecossistema que atualmente abriga os nossos empreendedores.”, afirma Gabriela.

A SGE tem a Endeavor como a líder do movimento no Brasil, responsável pela coordenação e gestão do movimento, auxiliando na mobilização de parceiros e na conexão de milhares de entusiastas, que se tornam embaixadores do movimento. A edição de 2014 do movimento foi viabilizada com o apoio do Instituto Rede, Santander, SEBRAE e Kroton Educacional (Anhanguera, Pitágora, Unopar), patrocinadores nacionais e grandes parceiros de mobilização, além do apoio da Eventick e da premiada agência Master Roma Waitemen.

Além disso, outras nove organizações auxiliam na mobilização e construção da SGE por meio da participação em um Conselho Nacional, composto por Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemísia, Ashoka, Brasil Júnior, CONAJE, Junior Achievement e SEBRAE.

Grandes nomes internacionais também apoiam a causa, como Barack Obama, Príncipe Charles, Richard Branson e o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus. No Brasil, representantes do governo de diversas cidades do país, como os governadores Antonio Anastasia e Geraldo Alckmin, além de diversos prefeitos, já participaram de aberturas oficiais do movimento. Também levantam a bandeira da SGE importantes nomes do empreendedorismo no país, como Luiza Helena Trajano, Luiz Seabra, Luciano Huck, entre outros.

E se engana quem acha que as atividades são destinadas apenas para quem está a frente de uma empresa ou quem sonha em abrir seu negócio próprio. “A SGE levanta a bandeira do espírito empreendedor, que não está só no dono de um negócio, mas que se trata de uma atitude, que reúne um sonho grande e a capacidade de botar pra fazer. Isso pode ser praticado também no dia-a-dia, independe do trabalho realizado, em uma organização própria ou não. E é esse espírito que o movimento quer despertar nos brasileiros, com o intuito de que, cada vez mais, eles transformem a sua realidade”, completa Gabriela.

Programação:
A programação completa está disponível no site: www.semanaglobal.org.br. Os interessados em participar das atividades como público podem buscá-las de acordo com cidade/estado, temas de interesse, entre outras características. A cada dia novas atividades são adicionadas pelos parceiros do movimento. A maioria dos eventos é gratuita e aberta ao público, porém possui vagas limitadas e necessitam de inscrições prévias, que devem ser feitas no site da SGE. Novidades sobre a SGE também podem ser acompanhadas pelas redes sociais – facebook/ twitter/ instagram/ youtube.

SOBRE ENDEAVOR
A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar quase R$ 4 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 de empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância.

Mais informações: http://endeavor.org.br/

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Bárbara Freiris | Comunicação Institucional Endeavor Brasil
barbara.freiris@endeavor.org.br | 11 4504 2460 | 11 9 4286 8537

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *