ods_comissao

Conheça ações brasileiras voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

  |  Postado por: AIESECo do Blog 16 de junho de 2017

Todos nós já sabemos da importância de executar ações que cuidem do meio ambiente hoje, para garantir a vida amanhã. Pensando nisso, a ONU criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, ou SDG, na sigla em inglês). São 17 metas gerais que o mundo deve buscar atingir até 2030 para reverter as alterações climáticas, envolvendo agricultura, desigualdades, uso da água, crescimento econômico, industrialização, entre outros fatores.

Conheça os ODS:

  1. Erradicação da pobreza

  2. Fome zero

  3. Boa saúde e bem-estar

  4. Educação de qualidade

  5. Igualdade de gênero

  6. Água limpa e saneamento

  7. Energia acessível e limpa

  8. Emprego digno e crescimento econômico

  9. Indústria, inovação e infraestrutura

  10. Redução das desigualdades

  11. Cidades e comunidades sustentáveis

  12. Consumo e produção responsáveis

  13. Combate às alterações climáticas

  14. Vida debaixo d’água

  15. Vida sobre a terra

  16. Paz, justiça e instituições fortes

  17. Parceiros em prol das metas

Definidos em 2015 durante a Cúpula da Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável buscam direcionar as políticas dos países e contam com a ajuda de empresas e organizações na implantação de novos hábitos em todo o mundo. Cada um dos objetivos envolve ações detalhadas, que somam 169 metas, no total. No Brasil, tanto o governo quanto instituições de ramos diferentes vêm cumprindo um papel importante em disseminar e fortalecer os ODS, cumprindo uma missão essencial para a conscientização nacional.

Durante a Semana do Meio Ambiente e Virada Sustentável do Rio, por exemplo, os 17 objetivos foram lembrados em grande estilo: durante o evento, que começou no dia 08 de junho, as imagens que representam cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram projetadas no Cristo Redentor, lembrando à cidade da importância de se conservar a natureza, por exemplo. A Semana contou também com diversas atividades, que serão levadas para outros estados ao longo do ano.

Veja o video: Cristo Redentor recebe projeção da ONU sobre sustentabilidade

Outro exemplo foi dado pela Prefeitura de São Paulo. Em agosto de 2016, a cidade recebeu diversas exposições montadas em suas estações de metrô, reforçando temas como a preservação da fauna, a importância da reciclagem e o papel da liberdade sexual. Entre as ações, aconteceu na estação Faria Lima a exposição “Os 17 Objetivos”, que apresentou as metas da ONU em forma de arte.

Uma mostra fotográfica com uma ideia aparecida foi montada em abril deste ano, na Avenida Paulista. A iniciativa destacou a relevância do ODS 8, que trata sobre a garantia do trabalho decente, e expôs 34 fotografias em painéis visíveis para cerca de 1,5 milhão de pessoas.

No caminho pela sustentabilidade, o papel das organizações também é fundamental para implantar as ideias da ONU no dia a dia de mais pessoas. Cumprindo seu papel como formadora de uma liderança jovem em prol do desenvolvimento do planeta, a AIESEC Brasil, por exemplo, promove iniciativas que contribuem para o fortalecimento de uma mentalidade mais justa e voltada ao meio ambiente.

Entre seus programas de intercâmbio está o Voluntário Global, uma proposta em que jovens vão a outros países prestar serviços para ONGs de diversos setores, doando seu potencial em várias nações. Cada um dos projetos que englobam esse programa é voltado para um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mostrando que é responsabilidade de todos nós a criação e a manutenção de um mundo mais verde e mais igualitário.

Quer conhecer mais sobre o programa Voluntário Global e entender melhor seu papel no mundo? Entre em contato com a AIESEC e faça parte da mudança!

Leia também:

Jovem abre uma ONG e empreende no setor público após seu intercâmbio
Prazer, Eslováquia!
Volta às aulas: e se a AIESEC fosse uma escola?
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.