AIESEC por um AIESECer – Camila Serpa Soares

Participar da AIESEC é mais que uma fazer intercâmbio ou realizar trabalho voluntário, é a oportunidade de desenvolver o perfil de liderança que existe em você. E, tudo isso, na prática. Buscamos depoimentos de pessoas que viveram a experiência ao máximo e que podem te inspirar a buscar novas metas.

Camila Serpa Soares é presidente da AIESEC na gestão 2013/2014 e contou pra gente o que é a AIESEC in Brasil por um AIESECer:

Hoje como presidente da AIESEC no Brasil, tenho a responsabilidade e o orgulho de liderar um time de 18 pessoas incríveis e mais 5 mil pessoas na nossa organização em busca de um objetivo comum. Todos os dias lido com novos desafios e oportunidades de como chegar mais perto do nosso objetivo e já tive a oportunidade de conhecer pessoas e mais de 17 países maravilhosos. 

 Mas essa história começou há um tempo, há um pouco mais de cinco anos, na cidade de Franca. Na época era uma estudante de Relações Internacionais e estava envolvida já em várias outras iniciativas dentro da faculdade, mas ainda não via e entendia como tudo poderia realmente contribuir para a minha formação. 

 A partir do conhecimento dos valores da organização e entendimento das atividades da AIESEC em pouco tempo já consegui ter a oportunidade de liderar um time de 8 pessoas e não demorou muito para que me envolvesse mais ainda na organização, passando por presidente local, time de suporte nacional, intercambista no México, Diretoria Nacional até chegar a Presidente da AIESEC no Brasil. 

 Mais importante de todos esses meus anos na organização é que eu vi que realmente pude me desenvolver mais como líder para a sociedade. Tive a oportunidade de aprender como planejar, como gerir um time, ferramentas práticas de como lidar com implementação de estratégias, como visualizar oportunidades, como pensar melhor em gestão de recursos financeiros e de pessoas e como lidar melhor com pessoas em um ambiente de trabalho para uma melhor gestão. Mas acho que a AIESEC me ensinou muito além disso. Foi através de toda a minha experiência na organização que realmente me conheci melhor como pessoa, quais são meus pontos fracos e fortes e aprendi a me tornar uma líder mais consciente das minhas ações e escolhas, alguém que realmente sabe lidar com desafios, ser mais resiliente, ter uma visão mais global da vida e que consegue se comunicar de forma mais eficiente com outras pessoas. 

 Depois de cinco anos na organização e todas as incríveis e desafiadoras experiências que já tive, tenho consciência de que hoje sou uma pessoa muito melhor e mais preparada para lidar com todos os desafios e escolhas que terei daqui pra frente. 

 E essas são todas competências e oportunidades que qualquer membro da AIESEC pode ter e desenvolver. Como membro da AIESEC nós sempre achamos que todas essas coisas são inatingíveis, mas na verdade são simples coisas que você pode fazer no dia a dia para realmente desenvolver isso. 

 Primeiro, aproveite bem as oportunidades que a AIESEC oferece e não dê desculpas para não realizar algo. A todo momento terá uma barreira para você não realizar seu intercâmbio, ou não aceitar um cargo novo, mas se você deixar essas oportunidades passarem muito provavelmente você perderá a chance de realmente desenvolver algo que vai valer a pena para você. 

 Segundo, não se esqueça de coisas simples que podem ser feitas no dia a dia, como uma conversa de coaching com seu time, uma reunião bem feita, ter clareza nas suas entregáveis e sempre procurar entregar mais do que o esperado são atitudes que você pode ter que auxiliam no seu próprio desenvolvimento de liderança como membro da AIESEC. 

 O mais importante, no final, é a atitude que ao longo da sua experiência você terá como membro. Desafios sempre aparecerão na experiência, mas se você mantiver uma atitude de foco em soluções, sabendo ouvir outras pessoas e buscando tomar ação para fazer acontecer, com certeza terá uma diferença grande em como será a sua formação como líder dentro da organização. 

 

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *