Braskem: a única brasileira entre as 50 companhias mais inovadoras do mundo

Você conhece a Braskem? Talvez você não tenha familiaridade com o nome desta empresa, mas certamente em seu dia a dia você está em contato com diversos produtos fabricados com a matéria-prima produzida por ela. A Braskem é líder das Américas em produção de resinas termoplásticas, o conhecido plástico, e também é a maior fabricante de biopolímeros do planeta.

Fundada em 2002, a Braskem é parte do conglomerado brasileiro Odebrecht e contribui fortemente para o desenvolvimento da cadeia petroquímica no Brasil, e tem uma estratégia clara de crescimento e internacionalização, alinhada ao seu objetivo de ampliar o acesso a fontes competitivas de matérias-primas.

Hoje, já são 29 plantas industriais no Brasil, 5 nos Estados Unidos e 2 na Alemanha, além de escritórios na Argentina, México, Chile, Venezuela, Colômbia, Holanda, Cingapura, Áustria e Peru. Toda esta estrutura tem capacidade para produzir cerca de 7,5 milhões de toneladas anuais de resinas termoplásticas (polietileno, polipropileno e PVC). Com os produtos petroquímicos básicos, a produção anual é superior a 16 milhões de toneladas.

O pioneirismo da companhia com a produção em larga escala do polietileno verde, conhecido como Plástico Verde, foi reconhecido internacionalmente pela revista Fast Company, referência mundial em negócios e inovação. A Braskem foi a única empresa brasileira a entrar no ranking das 50 empresas mais inovadoras de 2014, com destaque para o trabalho de pesquisa em produtos de origem renovável.

A internacionalização é outro pilar importante para o crescimento da Braskem. Um dos projetos mais avançados nesta área é a construção do complexo petroquímico do estado mexicano de Veracruz, por meio de joint venture (associação entre empresas para exploração de um negócio) com a empresa latinoamericana Idesa. Principal projeto greenfield da Braskem fora do Brasil, o complexo receberá investimentos de 4,5 bilhões de dólares e produzirá mais de 1 milhão de toneladas/ano de polietileno a partir de etano, cuja matéria-prima é o gás natural.

Trabalhar na Braskem

A estratégia de crescimento da Braskem é baseada em um dos seus ativos mais poderosos, as pessoas. A empresa aposta na atração de talentos e no desenvolvimento de seus profissionais como elementos fundamentais para o sucesso dos negócios. Para tanto, possui uma cultura organizacional diferenciada, baseada na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Profissional qualificado, preocupado com o autodesenvolvimento e comprometido com a empresa, este é o perfil da Braskem.

Uma das maneiras de começar uma carreira na Braskem é através do programa Jovem Parceiro Odebrecht. O programa oferece vagas de estágio nas empresas do conglomerado. Veja os depoimentos de dois jovens que foram selecionados pelo programa e hoje integram o quadro de funcionários da Braskem:

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *