64-blog

9 motivos para você fazer um intercâmbio

  |  Postado por: AIESECo do Blog 5 de agosto de 2015

A AIESEC é  a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. Somos uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.

E é através do Intercâmbio que é possível viver e aprender coisas que só alguém que saiu do seu próprio país entenderia.  Hoje, listamos 9 motivos para você fazer um Intercâmbio. Vem ver:

1. Viajar é muito bom!

 

 

 

 

 

 

 

 

A sensação de sair de casa e conhecer gente nova é sempre muito boa. Ainda mais se você estiver viajando para conhecer outro país,  com outras culturas, outras pessoas, outro modo de vida.  A expectativa/frio na barriga com tudo que você vai enfrentar pela frente torna cada momento único.  Além de tudo, você está em um lugar onde você é desconhecido, então você pode ser você mesmo, sem se importar com que as outras pessoas vão pensar, afinal ninguém te conhece mesmo. Cada dia é um dia novo para você, sem rotinas ou clichês, pois sempre haverá algum lugar para visitar ou um restaurante que você ainda não conheceu.  A sensação de liberdade é demais ! 

 

2. Aprender a viver melhor, com menos dinheiro 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando você decide fazer um intercâmbio, se você não tiver nascido rico, você terá que fazer escolhas na vida.  Um intercâmbio requer um bom planejamento financeiro e você deverá abdicar, pelo menos por um tempo, de supérfluos, baladas  e outras coisas que talvez sejam desnecessárias na sua vida.  A partir do momento que você resolver fazer um intercâmbio, toda sua renda extra começa a ser direcionada para passagens e hospedagens, mas isso não é nenhum problema, porque depois da primeira viagem você se dá conta de que gastar dinheiro com viagem é muito melhor do que com qualquer outra coisa. 

 

 3. Sair da zona de conforto

 

 

 

 

 

 

 

 

A melhor forma de sair da sua zona de conforto é viajando.  Quem não sai da sua zona de conforto, não consegue resolver um problema quando se depara com ele. Por isso,  viajar pode ser uma grande experiência para quem precisa se arriscar um pouco e aprender a lidar com adversidades.  Nas viagens você se depara com situações desconhecidas e você precisa resolver, porque não tem ninguém para te ajudar. Você precisa pedir informações mesmo não conhecendo o idioma direito, lidar com voos cancelados, procurar novos hoobys e amigos e isso te faz amadurecer de uma forma que você nunca imaginou.

4.  Experimentar comidas diferentes 

Quando você se propõe a fazer um intercâmbio, você deve estar aberto pra viver todo tipo de experiências, e uma delas é a comida local.  Nós, brasileiros estamos acostumados com o bom arroz com feijão na hora do almoço, mas devemos lembrar sempre, que a alimentação é parte da cultura do país, então cada um tem uma rotina e tradição. Alguns países preferem uma comida apimentada, outros com muito sal, alguns comem insetos e outros comem com a mão.  De algumas coisas você pode gostar, de outras nem tanto, mas o importante é sempre experimentar tudo e aproveitar ao máximo o que o país pode te oferecer.  

5. Conhecer novas culturas

 

 

 

 

 

 

 

 

A cultura é uma das melhores formas de você conhecer o lugar para onde viajou. Os rituais, músicas, roupas, tradições, religião, monumentos históricos, história das cidades são uma fonte rica de cultura local.  Procure conhecer a cultura de onde você está, converse com pessoas mais velhas, certamente elas terão muitas coisas para contar, visite museus, monumentos antigos, peça referências de lugares para conhecer, vá a uma festa tradicional, ouça as músicas do país. 

6. Fazer novos amigos

 

 

 

 

 

 

 

Fazer amigos é sempre bom, fazer amigos por onde você passa é melhor ainda.  Seus novos amigos poderão ser os melhores guias para levar você para conhecer a cidade onde você está, nada de guia turístico com um mapa pronto, seu amigo vai te levar exatamente onde vale a pena ir. Além disso, depois de uma viagem você começa a receber mensagens de parabéns em diversos idiomas,  tem piadas internas com pessoas do mundo todo e sempre terá um local pra ficar se um dia voltar no país que você fez intercâmbio. 

7. Aprender novos idiomas

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos principais motivos de fazer um intercâmbio, além de conhecer novas culturas é aprimorar um idioma e aprender outros. Normalmente, as pessoas precisam saber o espanhol ou o inglês para poder viajar, mas chegando no novo país você acaba conhecendo e aprendendo o idioma local. Além disso, quando você viaja pela AIESEC você tem contato com intercambistas do mundo inteiro, então você ainda pode voltar falando um pouco de alemão ou quem sabe japonês.  Quer forma  melhor de melhorar o currículo? 

8.  Viajar te deixa mais inteligente 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabe aqueles assuntos e conflitos que você sempre leu nos livros de História e Geografia, mas nunca entendeu muito bem, porque aquilo era uma realidade distante pra você? Pois é, quando você faz um intercâmbio você tem a oportunidade de vivenciar toda aquela história que você leu nos livros e que agora estão bem perto dos seus olhos. Entender a influência que a localização de um país teve sobre seu desenvolvimento histórico e conhecer de perto os cenários de algumas das grandes revoluções ocorridas no mundo vai fazer a sua percepção de mundo se expandir de uma maneira que você não poderia prever.

9. Viajar te deixa mais feliz

 

 

 

 

 

 

Por mais que pareça, essa afirmação não é apenas sabedoria popular. Ela é o resultado de um estudo realizado pelos psicólogos Thomas Gilovich e Leaf Van Boven, que descobriram que investir nosso dinheiro em experiências interessantes nos deixa mais felizes do que adquirir bens materiais. E, sinceramente, não há experiência melhor e mais intensa do que uma boa viagem.

E aí, agora que a gente já te deu mil motivos para fazer um intercâmbio é só pegar o passaporte e escolher o destino.

 

Para ler outros textos do blog da AIESEC:

- Conheça a AIESEC de Santarém

- Conheça o 3 visões de mundo 

-  7 motivos para você conhecer o Peru

Leia também:

Meu intercâmbio para a Rômenia
Qual personalidade histórica você seria de acordo com cada país de intercâmbio?
AIESEC é sobre liderança!
Categoria: Intercâmbio, Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.