7 fatos sobre o México que só descobri no meu intercâmbio

Meu nome é Julia e fiz um intercâmbio voluntário pela AIESEC no México em 2017! Descobri que o país é um lugar surpreendente e, se você está em dúvida sobre se deve ir ao México ou gostaria de conhecer mais o país, continue lendo para saber quais fatos foram mais interessantes para mim durante minha estadia.

1. A comida típica é muito gostosa e barata
Esqueça Taco Bell, isso é um taco                verdadeiramente mexicano!
Com exceção de alguns restaurantes mais chiques, os lugares mais simples e típicos possuem comida deliciosa e muito barata. Durante meu intercâmbio, com apenas 5 reais eu tomava um super café da manhã e comprava tudo de uma senhorinha que fazia tudo caseiro. Os tacos são a comida de rua mais típica, e uma unidade sai por menos de um real!
2. Eles tem duas comemorações de Natal
Se você for ao México no período de dezembro e janeiro, vai perceber que no dia 6 de janeiro eles possuem uma tradição que se chama “Día de los Reyes”. É uma data em que, segundo a tradição cristã, os Três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, visitaram o recém-nascido Jesus, e no México esse dia também é usado para presentear entes queridos, principalmente crianças. Você também com certeza irá encontrar a “Rosca de Reyes” que é um pão especial produzido apenas nesse dia com algumas miniatura de Jesus espalhadas. É um momento divertido pois os amigos e família costumam se juntar para cortar o pão e, quem encontrar uma das miniaturas de Jesus, vai ter que comprar  “tamales” (um prato típico feito com massa de milho) para os amigos na primeira quinzena de fevereiro.
3. Os horários de refeição são muito diferentes
Saiba que a hora de comer é muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. Por lá, normalmente o café da manhã costuma ser um pouco tarde (cerca de 10 horas da manhã) e com bastante comida. Depois, o almoço só acontece cerca das 16h da tarde! Esse almoço também costuma ser bem rico, e após isso comem algo leve para o jantar, que acontece cerca
Mostrando pão de queijo e brigadeiro
 das 22h da noite, como apenas tomar um leite ou comer um pão. Portanto, se tiver fome, é bom se preparar com alguns aperitivos ao longo do dia!
4. Eles consideram português muito difícil de entender
Para nós brasileiros, entender o espanhol não é um desafio tão grande pela proximidade com o nosso idioma. Porém, a língua portuguesa para eles é muito mais difícil de compreender pelas grandes diferenças de fonemas que não existem no espanhol. E, mesmo assim, costumam ser curiosos e te pedem para dizer algumas palavras em português para que possam aprender.
5. Sim, a pimenta é forte!
A característica mais conhecida da cozinha mexicana é a pimenta, e minha maior dúvida antes de chegar lá era saber se era realmente tão forte e se eu conseguiria comer as comidas pela picância. Descobri que sim, eles gostam de caprichar na pimenta mas muitas vezes elas vem em recipientes separados, que eles chamam de “salsa”, portanto você pode colocar se desejar ou não. Se você quer se certificar o quanto é picante, pode simplesmente perguntar “este pica?” e se te disserem que sim, acredite, é forte!
6. Mexicanos são românticos
O conceito de “pegação” também é bem diferente do que conhecemos no Brasil. Os mexicanos são mais românticos e normalmente se entregam nas relações, portanto se você tiver um caso com alguém por lá, pode esperar no dia seguinte ao menos uma mensagem te convidando para um próximo encontro, e há grandes possibilidades de se tornar um relacionamento sério!
7. Todos são muito carinhosos e estão dispostos a ajudar
Sabemos que em alguns países da América do Norte e Ásia principalmente temos que tomar cuidado com a aproximação das pessoas, já que algumas culturas não são tão adeptas ao abraço, por exemplo. Porém, nossos amigos latinos são carinhosos como nós e adoram cumprimentar com abraço, beijo no rosto e ainda ficam super animados quando encontram um estrangeiro, e querem logo te levar pra conhecer as comidas e lugares típicos. Vá ao México com o coração e braços abertos pois é assim que os mexicanos irão te receber!
Se você quer viver uma experiência como essa no México ou em diversos outros países do mundo, se inscreva em bit.ly/meuintercambiovoluntario e aproveite!
Global Village dos intercambistas

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *