68-blog

5 motivos para conhecer a Polônia

  |  Postado por: AIESECo do Blog 26 de agosto de 2015

  A Polônia possui cerca de 39 milhões de habitantes divididos entre as etnias polonesa (95%), alemã, russa, ucraniana e bielorussa. Ela é um país da Europa Central que faz fronteira com a Alemanha, a República Tcheca, a Eslováquia, a Ucrânia, a Bielorrússia, a Lituânia e a Rússia . A Polônia é um país marcado por disputa, tragédias e vitórias. Os poloneses venceram a dominação do Terceiro Reich alemão e do exército Vermelho Russo.   O país perdeu cerca de 6 milhões de pessoas durante a guerra e, apesar de toda a destruição causada pelos nazistas, conseguiu preservar uma boa parte do patrimônio cultural. Ela possui 14 lugares inscritos na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.  Hoje, o blog da AIESEC traz 5 motivos imperdíveis para você conhecer a Polônia.  

#1 Conhecer lugares históricos:  Todo mundo que viaja para Polônia precisa visitar Auschwitz.  O campo de concentração mais conhecido do mundo abriga muitas histórias tristes de poloneses que viveram em campos de concentração.  Mas, apesar disso tudo, todos que visitam o lugar dizem que é indescritível a sensação de estar tão perto da história. Vale a pena conferir!

 

#2 Conhecer novas cervejas: Para  àqueles que adoram viajar e conhecer as cervejas do lugar, a Polônia é um ótimo destino para visitar. Ela produz mais de 80 tipos de cerveja! Outra curiosidade é que cada polonês bebe, em média, 92 litros de cerveja por ano – a bebida, aliás, já estava presente durante o reinado de Boleslaw I, o Bravo (992 – 1025).

 

#3 Todas opções em um só lugar : Na Polônia você encontra todo tipo de diversão e clima. Se você curte um friozinho e quer esquiar na neve, basta ir a Zakopone no sul do país em dezembro ou janeiro. Se você prefere o calor e quer curtir uma praia basta visitar no mês de julho, as praias de Sopot, Gdansk e Gdynia. Se você quer conhecer um pouco mais do país e do seu povo, você pode visitar a Cracóvia e a Varsóvia.  Na Varsóvia, capital polonesa, não deixe de conhecer o mercado central da cidade, que foi parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, mas reconstruído logo em seguida. Na praça do mercado, não deixe de ver a escultura de bronze da sereia de Varsóvia, símbolo da cidade.  Já na Cracóvia, não deixe de conhecer a Praça do Mercado, na região da Cidade Velha. Construído no século XIII, a praça é cercada de construções antigas, palácios e igrejas. Não deixe de visitar o Palácio do Pano, reconstruído em 1555 em estilo renascentista.

 

#4 Conhecer castelos:  Na Polônia você poderá conhecer muitos castelos. Na Cracóvia, você pode conhecer o Castelo Wawel, um lugar imenso que guarda muitas lendas e segredos. Ele foi erguida no século XIV, a construção gótica é hoje a única edificação da coroa judaica totalmente preservada no país.  Você também pode conhecer o Castelo de Malbork que fundado em 1274 pelos cavaleiros teutônicos que lutavam contra os poloneses na tentativa de conquistar territórios na região do mar báltico, o castelo foi ampliado diversas vezes para abrigar o número cada vez maior de cavaleiros. Hoje é o maior ponto turístico da cidade de Malbork.

 

#5 Experimentar culinária local:   O prato polonês mais famoso é  o pierogi, que é uma espécie de pastel cozido. No recheio, os poloneses variam entre requeijão com batata, repolho azedo e feijão. Na hora da sobremesa, que tal experimentar o paczki? A delícia é uma espécie de bolinho, tradicional no país há pelo menos três séculos.

Os poloneses gostam muito também da zapiekanka, que é um lanche típico de rua: é uma baguete aberta, com queijo derretido, cogumelos e ketchup. Outro tira-gosto típico fica por conta das conservas de pepino, repolho e cebola.

 

E aí, gostou das dicas que nós demos no blog hoje? A AIESEC pode te levar para lá através do Cidadão Global. Leia o que a Cristina Diniz, que viajou para a Polônia através do Cidadão Global contou:

” No meu projeto, conheci crianças muito especiais com câncer, síndrome de down, autismo… sempre pensei que não teria jeito pra lidar com essas situações, mas vi que realmente não é preciso nem saber falar a mesma língua para se comunicar através de amor e carinho.  A Polônia é sensacional.  A cidade Wroclaw é LINDA! Lá eles chamam carinhosamente de “WrocLove”, a cidade é banhada pelo rio, sendo barco e caiaque considerados meios de transporte lá.  E lá  as floriculturas ficam abertas 24 horas, dá pra acreditar?” 

 

Quer ler sobre outros destinos? Acesse:

- 7 motivos para conhecer o Peru 

- Curiosidades sobre a Argentina 

- 10 motivos para conhecer a Hungria 

 

Leia também:

Um depoimento para você querer ser host da AIESEC
Conheça o 3 visões de mundo
3 benefícios que um intercâmbio pode acrescentar à sua carreira profissional
Categoria: AIESEC, Cidadão Global, Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.