modelo-de-curriculo-vitae-com-foto

5 itens que não podem faltar no seu currículo

  |  Postado por: AIESECo do Blog 23 de junho de 2017

Montar um currículo completo e ao mesmo tempo objetivo é um grande desafio para qualquer profissional. Incluir ou não aquela habilidade, descrever com detalhes ou de forma breve um curso de especialização: todas essas são dúvidas que podem aparecer no momento de escrever em poucas laudas o que compõe a sua carreira e o seu perfil. Alguns itens, porém, são essenciais para um currículo bem feito.

Não se esqueça de que o seu currículo é um retrato de tudo o que já se passou na sua vida profissional. Ele deve conter dados básicos, descrições que demonstrem como você é, as experiências relevantes que você já viveu, seus diferenciais e o que busca daqui para frente. Para te ajudar na difícil tarefa de montar o curriculum vitae, separamos abaixo cinco itens que não podem ser deixados de lado:

1 – Contatos

Se um empregador se interessou pelo seu perfil, a primeira informação que ele vai precisar é de como chegar até você. Por isso é tão importante incluir no currículo seus dados pessoais e de contato. Inclua seu telefone, seu endereço e principalmente seu e-mail, meio de contato muito utilizado hoje em dia nos processos seletivos.

Atualmente, também é importante acrescentar perfis em canais digitais. Muitas empresas acionam os candidatos pelo Skype, por exemplo, e podem também querer visualizar o perfil profissional por redes como o LinkedIn. Mantenha seu perfil sempre atualizado e completo, e não se esqueça de ajustar o currículo em caso de troca de telefone ou de endereço.

2 – Experiências

Muitos dos nossos aprendizados acontecem quando já estamos no mercado de trabalho. As experiências pelas quais você já passou dizem muito do seu perfil e da sua bagagem profissional. Por isso, não deixe de descrever brevemente cada um dos trabalhos que você já fez, sejam eles profissionais, voluntários ou mesmo fora da sua área de atuação.

É importante destacar seus pontos fortes e as atividades desenvolvidas. Mas, lembre-se, quanto mais objetivo, melhor! Inclua informações relevantes de forma que o empregador consiga ver seus diferenciais em poucas palavras, afinal, sua capacidade de sintetizar o conteúdo também pode ser vista como uma qualidade.

3 – Objetivos

A alta rotatividade de funcionários dentro das empresas faz com que muitas delas busquem, já na seleção, o perfil ideal de colaborador, que se encaixe perfeitamente no cargo em questão. Encontrar o profissional certo traz benefícios para os dois lados, evitando decepções e falta de adequação à cultura organizacional. Pensando nisso, é essencial que você deixe claro no seu currículo quais são seus objetivos.

Mostre ao empregador o que você está buscando para sua carreira e use as demais informações para comprovar que você tem capacidade de cumprir os requisitos buscados. De qualquer forma, é o objetivo que vai chamar a atenção, em meio às dezenas de outros currículos recebidos. Pesquise, para chegar à empresa certa e ao cargo mais adequado para seu perfil; e nunca minta em seu currículo.

4 – Formação

Nesse campo, você pode incluir seus cursos técnicos, por exemplo, além de pós-graduação ou outras experiências que você tenha tido no meio acadêmico. Adicione cada item em ordem de relevância ou cronológica, o que achar mais interessante no seu caso. Aqui também podem entrar os cursos de idioma e de informática, e os certificados que você tenha recebido. O que vale é demonstrar suas habilidades e o que já aprendeu, destacando o que pode ser aplicado no cargo ou na área de pretensão.

5 – Experiências no exterior

Um dos grandes diferenciais para o mercado de trabalho atual são os intercâmbios. Eles refletem o perfil do profissional, uma vez que exigem força de vontade, coragem e disposição de quem decide viver essa experiência. Intercambistas costumam ter mais domínio de determinado idioma e trazem consigo um aprendizado único, conquistado a partir dos desafios vivenciados em um outro país.

Em seu currículo, descreva com objetividade o programa desenvolvido no intercâmbio, o tempo de duração, o país de destino e, se necessário, o que de mais relevante ele proporcionou. Uma experiência pela AIESEC, por exemplo, pode demonstrar qualidades como proatividade, pensamento coletivo e facilidade para o trabalho em equipe. Tudo isso agrega e muito ao currículo, ampliando as possibilidades dentro do mercado de trabalho.

Quer conhecer um pouco mais sobre os programas de intercâmbio da AIESEC e entender como eles podem qualificar seu currículo? Clique aqui ou deixe um comentário abaixo.

Leia também:

Por que fazer intercâmbio pra Polônia?
Logan: Um exemplo de liderança
Qual tweet do Neymar reflete a situação atual do seu intercâmbio?
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.