frida-kahlo-art-and-work-by-this-artist-u4

5 grandes líderes que influenciaram o mundo

  |  Postado por: AIESECo do Blog 19 de maio de 2017

Grandes mudanças costumam ser motivadas ou inspiradas em grandes líderes. Em países de todo o mundo, algumas personalidades marcaram a história e deram o primeiro passo para um cenário diferente ou mesmo para uma nova era, na política, na arte ou no comportamento das pessoas.

 

Assim como em nossas empresas ou relações sociais, o destaque de uma liderança é essencial para desenvolver grandes acontecimentos em todo o planeta, em vários momentos e situações. Fatos da nossa história comprovam que o mundo precisa de grandes líderes para motivar o desenvolvimento e incentivar a criação de um lugar melhor para se viver. Conheça abaixo 5 das personalidades que marcaram seus países e o mundo pela influência que exerceram como líderes em seus ideais:

 

1 – José de San Martin – Argentina

O fim da colonização dos países sul-americanos foi liderado por personagens de grande importância para sua história. Na Argentina, esse herói foi José de San Martin, um general nascido por volta de 1777 que carregava fortes ideologias. Foi um dos grandes responsáveis pela independência não só da Argentina, como também do Peru e do Chile, a partir de batalhas e acordos em seus territórios. É conhecido também por ter contribuído para o fim do trabalho indígena no Peru e pela fundação da Biblioteca Nacional no país.

 

2 – Frida Kahlo – México

Representando a liderança feminina, Frida foi uma pintora mexicana de grande importância para a história do país. Sua vida foi marcada por eventos difíceis, que nunca a fizeram deixar de perseguir seus ideais revolucionários e patrióticos. Tinha um jeito marcante de se vestir e de expressar sua arte, o que a tornou uma das maiores pintoras do século XX, mesmo precisando enfrentar doenças e complicadas relações familiares. É conhecida por seus inúmeros autorretratos e pelos pensamentos fortes, que refletem sua paixão pela arte e seu dom para a pintura.

 

3 – Rupi Kaur – Índia

Entre as grandes líderes da atualidade, a escritora e poeta Rupi Kaur nasceu na Índia em 2002 e precisou enfrentar diversos obstáculos para seguir exercendo o que mais gostava. Hoje, representa o poder da arte quando integrado às novas tecnologias, divulgando suas obras pelas redes sociais. Seus temas envolvem os tabus do universo feminino, falando sobre amor, desigualdade e empoderamento em ensaios fotográficos, livros de poesia e postagens nas mídias digitais. Sua história é um grande exemplo de como usar seu talento e as ferramentas disponíveis para transformar o mundo.

 

4 – Mário Vargas Llosa – Peru

O Peru ganhou destaque mundial quando o escritor peruano Mário Vargas Llosa recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 2010. Nascido em 1936, estudou Direito, Letras e Filosofia ao longo de sua vida, passando por países como a Bolívia e a França, e chegando a se candidatar à presidência peruana em 1990. Sua obra é marcada por denúncias da realidade política do Peru durante a ditadura vivida pelo país na década de 1960. Seu livro mais comentado é “Sabres e Utopias”, recheado de ideias pela liberdade e contra governos totalitários.

 

5 – Marco Panella – Itália

Político italiano conhecido como um dos líderes na luta pelos direitos civis no país, Marco Panella participou da fundação do Partido Radical e teve seu nome ligado a várias conquistas no país. Na década de 1970, ajudou a legalizar o divórcio, o aborto e o voto para os jovens, além de atuar também nas causas de descriminalização do uso de drogas leves e contra os manicômios. Foi considerado um grande defensor dos marginalizados e da liberdade política, usando métodos diferentes para defender suas ideias. Líder nato, foi preso, fez greve de fome e manteve grande proximidade com o Papa Francisco e com Dalai Lama.

 

Quer ser também um grande líder? Conheça os programas oferecidos pela AIESEC e potencialize suas habilidades para ser parte da mudança do mundo!

Leia também:

7 motivos para você conhecer o Peru
Como a AIESEC te transforma em um cidadão do mundo?
Como uma experiência de intercâmbio muda a sua vida
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.