intercambiocarreira

5 benefícios do intercâmbio para sua carreira

  |  Postado por: AIESECo do Blog 31 de março de 2017

A principal  motivação  para muitas pessoas quando pensam em fazer um intercâmbio é a carreira. Mas também não é pra menos, uma experiência dessas traz inúmeros benefícios e é um diferencial e tanto no currículo. Está pensando em morar fora por um tempo? Veja alguns dos principais benefícios que um intercâmbio pode trazer para sua vida profissional:

1- Ganho cultural

Viver em outro país por um tempo te permite conviver com pessoas que possuem hábitos e costumes desconhecidos pra você. É uma ótima oportunidade para aprender a lidar com diferenças e ganhar conhecimento de mundo. A partir disso, é possível se desenvolver como um profissional mais flexível, aberto às novidades, simpático e que trabalha bem em equipe. É um ponto ótimo para sua carreira.

2- Mais referências para seu repertório criativo

Criatividade nada mais é do que nosso cérebro montando um quebra-cabeça. Existem várias pecinhas que são o repertório que você adquiriu das coisas que já viu na vida. Experiências pessoais, lugares que conheceu, músicas que ouviu e conteúdos que estudou, por exemplo.

Conhecer um país com outras línguas, cultura e pessoas é um ótimo modo de aumentar seu repertório e inspirar ideias.

3- Experiência com outros idiomas

Saber se comunicar em outro idioma, principalmente em inglês, hoje não é mais um diferencial, mas sim algo fundamental para a carreira do novo profissional. O intercâmbio é o momento ideal para exercer essa habilidade. Situações cotidianas ajudam a desenvolver a capacidade de entender a outra língua. Além do mais, mesmo que você não seja fluente, precisa se virar em algumas situações e acaba aprendendo mais do idioma.

4- Capacidade de enfrentar desafios

Imagina estar sozinho num país que você não conhece? Não é para se assustar, ok? É que durante um intercâmbio, apesar do apoio de terceiros, na maioria das vezes você é quem precisa solucionar seus problemas. Então, é a chance perfeita para se tornar mais proativo e essa é uma característica constantemente cobrada no mercado.

5- Autoconhecimento

Viajar sozinho é um momento e tanto de autoconhecimento. Você acaba percebendo várias coisas sobre si mesmo. Tendo essa consciência, fica mais fácil de identificar qualidades e defeitos. Diante disso você pode se organizar para melhorar o que não é tão bom e potencializar seus talentos.

Leia também: Intercâmbio: saiba como escolher a melhor vaga de intercâmbio para você

Que tal descobrir mais benefícios ainda fazendo seu intercâmbio?

Acesse nosso site e converse com o escritório mais próximo para saber mais sobre suas possibilidades. :D

Leia também:

O desafio de continuar impactando depois da AIESEC
O que move quem quer fazer a diferença?
Meu Intercâmbio para o Egito
Categoria: AIESEC, Carreira, Intercâmbio

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.