3 dicas para aumentar sua consciência política

Com a facilidade do acesso à informação, principalmente através da internet, o jovem de hoje está mais engajado com a política. As redes sociais também auxiliaram para amplificar os debates sobre problemas nos países, estados e cidades, além de trazer uma comunicação mais próxima dos próprios candidatos. A época de eleição tá chegando aí e é bem importante desenvolver a consciência política para fazer as melhores escolhas possíveis. Veja algumas dicas para ficar mais informado sobre o cenário político e as pessoas que assumem a liderança dele:

É leigo? Não seja mais!

Existem algumas plataformas online que explicam conceitos e episódios políticos do Brasil de forma bem didática. O Politize mesmo é uma delas. O site disponibiliza e-books, podcasts, infográficos e vários artigos sobre a política e seus participantes. Além desse ponto, estudar história é essencial. E não precisa repetir a escola, ok? A internet disponibiliza muito material que faz resumos e apanhados gerais que podem ajudar bastante.

 Saiba em quem você está votando

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por organizar os processos eleitorais no Brasil, facilitou a vida e disponibilizou um APP para ajudar o eleitor a conhecer os candidatos de 2016. Além do APP, existem as páginas institucionais da câmara de vereadores e prefeitura dos municípios que contém informações sobre a atuação dos políticos em seus cargos. Você pode também acompanhar os candidatos pelos portais de notícias da internet e televisão, sempre conferindo se a fonte traz informações confiáveis.

Respeite opiniões e crie debates saudáveis

Dizem que eleições atrapalham relações familiares e amizades. Por favor, não seja dessas pessoas. Debates são essenciais para exercer a cidadania e aumentar seu conhecimento sobre política, porém sempre existirão divergências quanto prioridades e propostas de candidatos que cada um apoie. Tenha conversas saudáveis e procure ouvir o outro também antes de expor o que você pensa.

A gente da AIESEC recomenda que você siga essas dicas e reflita bem antes de votar. Um dos nossos papeis como organização, é desenvolver jovens como figuras de liderança que o mundo precisa, através de experiências voluntárias e profissionais. Assim, queremos levar você a pensar: não adianta nada cogitar anular seu voto, apesar de parecer às vezes que o país não tem solução. Conheça os candidatos e exerça essa atividade essencial para a transformação de realidades e até de você mesmo como pessoa e cidadão.

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *