Work-Ethics3

3 benefícios que um intercâmbio pode acrescentar à sua carreira profissional

  |  Postado por: AIESECo do Blog 2 de maio de 2017

Uma experiência internacional agrega diversas vantagens para quem quer entrar ou melhorar sua posição no mercado de trabalho. Algumas das habilidades desenvolvidas durante um intercâmbio podem fazer toda a diferença na adaptação aos desafios diários da carreira profissional. Ao conhecer outros países e precisar se adequar a culturas diferentes, utilizando outros idiomas e interagindo com pessoas desconhecidas, o intercambista reforça características fundamentais para crescer na carreira e se sair bem em qualquer função.

 

Conheça abaixo alguns dos benefícios que um intercâmbio pode acrescentar à sua carreira profissional:

 

1- Ganho de autoconfiança e autonomia

Toda área dentro do mercado de trabalho exige do profissional a capacidade de se adequar a situações desafiadoras, e uma visão de mundo ampliada é um grande diferencial para quem precisa lidar com elas. Durante uma experiência no exterior, o intercambista enfrenta um cenário de novidades, em que precisa criar responsabilidade e se organizar para que tudo dê certo. Ao executar suas tarefas e precisar se planejar sozinho, ganha-se confiança para superar desafios e cria-se um senso apurado de responsabilidade, que passa a ser aplicado em todos os aspectos da vida, tanto pessoal quanto profissional. Tudo isso amplia a maturidade e ajuda no desempenho de diversas atividades, formando um adulto mais aplicado e competente.

 

Vivenciar uma experiência fora de seu país de origem faz com o intercambista consiga avaliar melhor as opções profissionais existentes. Ao superar desafios e se ver diante de situações difíceis, é possível entender com mais clareza quais são as atividades de maior interesse e as que não agradam. Assim, fica mais fácil definir a área de trabalho e o tipo de função que mais se adequa ao perfil, tendo mais chance de sucesso no mercado.

 

2- Aprimoramento do currículo

Em um mundo globalizado, quanto mais culturas você conhecer, mais vai conseguir entender as relações e as necessidades de governos e empresas. Esse olhar é um diferencial de peso para contratações, uma vez que permite ao profissional ter habilidades únicas e uma visão de mundo mais abrangente. Também fortalece o currículo a capacidade de se virar sozinho e de interagir com culturas e pessoas diferentes, situações comuns no mercado de trabalho, principalmente quando se começa em uma empresa nova.

 

Além disso, a responsabilidade e a independência fortalecidas durante a experiência ampliam o potencial de liderança, aumentando as possibilidades de cargos que podem ser exercidos com qualidade. Tudo isso sem contar com o aprendizado e a fluência em idiomas, fator essencial para um currículo valorizado no meio profissional.

 

3- Aumento da capacidade de integração

Morar em um lugar diferente e distante da família e dos amigos faz com que o intercambista precise tomar iniciativa para conhecer novas pessoas. A capacidade de se adaptar a novos ambientes e de se abrir para experiências desafiadoras cria no profissional a habilidade de aprender e de ouvir, o que pode ser muito útil no mercado de trabalho e nas relações pessoais como um todo. A oportunidade de viver em outro país te ajuda a criar novas amizades e a sair da sua zona de conforto, ampliando horizontes e abrindo novas possibilidades.

 

O intercâmbio proporciona interações não só com cidadãos do país de destino, mas também abre espaço para que se conheça pessoas de diversos lugares do mundo. Além da troca de conhecimentos e culturas, essa possibilidade amplia as chances de conhecer áreas de trabalho diversificadas e até de fortalecer contatos em outros países, levantando a oportunidade de futuros trabalhos e parcerias no exterior.

 

Está pensando em entrar para o mercado de trabalho ou quer ampliar suas capacidades profissionais? Clique aqui para conhecer os programas de intercâmbio oferecidos pela AIESEC.

Leia também:

9 motivos para você fazer um intercâmbio
Eu quero é viajar
Conheça 5 feriados ao redor do mundo
Categoria: Sem categoria

Deixe um comentário

*



Somos a maior organização de estudantes do planeta, reconhecida pela Unesco. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.