15 diferenças entre Brasil e Portugal por uma intercambista da AIESEC

Se tem uma coisa que nós curtimos é uma boa lista! O blog da AIESEC já preparou várias! Lugares para conhecer na Hungria, filmes para conhecer o México e o Brasil, lugares em Praga… já está quase dando pra fazer uma lista das melhores listas do blog da AIESEC! 😛

Hoje vamos reproduzir uma (trecho) lista preparada por alguém que está fazendo um intercâmbio profissional, o Talentos Globais, em Portugal. Layanne Ribeiro está do outro lado do Atlântico trabalhando com Marketing através do programa da AIESEC.

E você lembra daquela febre de textos com impressões sobre o Brasil a partir de pessoas de outras nacionalidades? A Layanne fez o inverso. Listou 70(!) diferenças entre Brasil e Portugal que ela já pode perceber depois de quatro meses morando por lá.

Pra não roubar o doce da Layanne todo, vamos compartilhar aqui uma lista com 15 highlights da lista dela. O resto, você pode conferir no blog da própria, o My GIP Adventure.

O que acham? Quem mais aí já esteve em Portugal?

1. Aqui há muitos carros antigos. As pessoas compram carros quase que pra vida inteira. Se está em bom estado por que trocar de 3 ou 5 anos? (Também faço essa pergunta)

2. Aqui quando dizem que um local é muito longe, na verdade é ali do lado. A noção de distância dos portugueses é muito diferente da gente. Nós achamos tranquilo ir de Brasília a Goiânia (209km) em 2h30, enquanto que para eles passar mais de 1h dentro de um carro/ônibus é uma viagem.

3. Aqui eles não “entendem”, “percebem”. Você não pergunta: “Entendeu?”. Pergunta: “Percebes?”.

4. Nós (brasileiros) não falamos português, falamos brasileiro para eles.

5. Aqui usam-se o “tu” e se conjugam o verbo certinho. O você é um pouco usado e dependendo da ocasião é rude.

6. Os portugueses costumam comer muito doce no café da manhã, que por aqui se chama de “pequeno almoço”.

7. Aqui o leite é “gordo”, “meio gordo” ou “magro” e não “integral”, “semi desnatado” ou “desnatado”.

8. No almoço comem-se sopa de entrada, ai vem a salada e o prato principal, depois a sobremesa e o cafezinho. Você sai das refeições rolando.

9. Aqui as coisas públicas são pagas, como a universidade e os hospitais.

10. Eles adoram Porta dos Fundos. Riem demais das piadas, mesmo sem entender as vezes. Como é o caso do ídeo Judith, do homem azul da tim.

11. Eles acham engraçado algumas expressões brasileiras e são curiosos para conhecer as diferenças linguísticas e do nosso povo.

12. Aqui os fumantes são fumadores, cara é “gajo” é mina é “gaja”. Malta é pessoal ou galera. Crianças são “putos” ou “miúdos”. Rapariga é mulher, nada mais. Aeromoça é “hospedeira”.

13. Aqui tem greve toda semana, do metrô, de ônibus, da aviação.

14. Aqui as festas são na rua, começam a partir das 23h e não tem muita música.

15. Aqui você encontra vinho em todo lugar e é muito bom e barato.

Você confere as outras 55 diferenças listadas pela Layanne neste link!

Leia mais no blog da AIESEC!

A AIESEC e a liderança em cada um de nós

Indo para o Chile e fazendo sucesso nas rodinhas de violão

Talentos Globais possibilita “experiência grandiosa” para estudantes como Maiki – leia um relato de cinco meses na Índia

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *