10 curiosidades sobre a Croácia

Croácia é um país com 1.185 ilhas ao longo dos 1.778 quilômetros de extensão de sua costa.  O país é incrível e atrai milhares de turistas pra lá. Um bom motivo de fazer intercâmbio para esse país é que, apesar de mais cara que outros países do centro-leste europeu, a Croácia ainda cobra preços convidativos.  Além de se encantar com o país, é possível trabalhar voluntariamente em vários tipos de projetos sociais com ajuda da AIESEC.

O intercâmbio da AIESEC se propõe a ser um intercâmbio inovador que vai muito além de uma simples viagem. Queremos que cada intercambista desenvolva 4 qualidades no seu intercâmbio: autoconhecimento, foco  nas soluções, visão global e capacidade de empoderar pessoas.  E foi atrás desse desenvolvimento e autoconhecimento que a Stael Campos fez o seu intercâmbio para a Croácia. 

“Já tem 2 meses que estou vivendo aqui na Croácia, a maior parte do meu tempo passei em Pula (os nomes das cidades aqui são todos engraçados), nesse tempo algumas coisas me chamaram a atenção e eu resolvi fazer uma lista com as 10 curiosidades da Croácia.”

Pula é uma cidade milenar que tem um anfiteatro romano semelhante ao famoso Coliseu, de Roma

 

#1: Aqui sempre é hora para parar e tomar um café!  Sério, você pode não ter dinheiro para comprar pão, mas vai sentar em um café bar e pedir um café (mesmo) e bater papo com alguém por umas 2 horas. Tem sempre um café por perto.

 

Sempre haverá um café por perto

#2: Uma curiosidade não muito legal é que aqui é permitido fumar na maioria dos cafés e pub. Grande maioria da população é fumante, e eles começam muito cedo com isso. =/

#3: O povo é muito aberto e amigável, eu me senti muito acolhida por todos e sempre que precisei de ajuda tinha alguém com quem contar.

#4: O alfabeto deles tem algumas letras a mais: š đ, ć č, ž, nj, lj, dž, mas os sons da língua são bem parecidos com os de português.

#5: Durante o inverno tudo pára, parece que a Croácia hiberna, pelo menos aqui em Pula. Sempre que você procura alguma coisa diferente, “ahh mas isso só tem no verão”.

#6: A bebida típica dos jovens (barata para ficar bêbado) é o bambus – vinho com coca. =P

#7:  A população é muito consciente com relação à manutenção e limpeza dos espaços públicos e entendem que se alguém estragar alguma coisa todo mundo sai perdendo. Os motoristas param na faixa de pedestres sempre que tiver alguém querendo atravessar.

#8: Eles têm cerveja em uma garrafa de plástico de 2 litros. Dvoguza.

 

#9:  Aqui tem paisagens lindas, quando você sai para explorar alguma coisa, de repente acha alguma beleza escondida.

 

#10: A Croácia é um dos principais cenários da série Game of Thrones, já que é lá onde são filmadas as cenas em Porto Real.

Enfim, tudo esta sendo uma experiência incrível de aprendizado e autoconhecimento. Perceber essas pequenas coisas faz a gente valorizar muito o que temos em casa e perceber como podemos melhorar o que ainda não esta tão bom assim. Morar um tempo fora, em uma cultura diferente é uma experiência que eu recomendo para todos!

 

Conheça mais sobre o Cidadão Global e se inscreva! 

 

 

 

 

 

Leia também:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *